terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

Resolução estadual coloca Timóteo no Mapa do Turismo Brasileiro 2019

TIMÓTEO – A Comissão Especial instituída pela Resolução nº 04/2019 da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro – 2019, confirmou que o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, do qual Timóteo faz parte, cumpriu todos os requisitos.

Diante do atendimento do critério pelo Circuito Turístico os municípios que atenderam aos requisitos dispostos na legislação e que constarão na composição, são os seguintes: Açucena, Antonio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.

 

Segundo o coordenador de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernany Bitencourt, depois de oito anos Timóteo foi inserido oficialmente no Mapa Turístico. “Isso demonstra que o Município não possui pendência alguma e se encontra plenamente apto a participar não só do Circuito, mas de outras ações na área do turismo”, explanou o coordenador.

Mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados, em parceria com os municípios, têm autonomia para a definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo destinos.

O Mapa é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas. A lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa incluiu a necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade, Conselho e Fundo Municipal de Turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao setor, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur como meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismo e transportadoras turísticas.

Todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo do MTur, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *