terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano vacina população contra o Sarampo

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza entre os dias 7 a 25 de outubro, a 1º etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de 6 meses e menores que 5 anos. A 2º etapa da Campha será realizada entre os dias 18 a 30 de novembro, direcionada aos adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desde o início deste ano já foram confirmados casos de sarampo no estado de Minas Gerais. No Brasil, de dezembro/2018  a  agosto/2019 foram registrados 1.680 casos confirmados de sarampo na faixa etária de 6 a 11 meses.

“A nossa preocupação é justamente imunizar essa faixa etária devido aos casos confirmados de sarampo. Então precisamos nos assegurar de que não haverá casos em Coronel Fabriciano. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina”, ressalta a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha.

Para receber sua dose, compareça a sua Unidade Básica de Saúde de referência para atualização do cartão vacinal.

DIA D

A Mobilização Nacional contra o Sarampo acontece no sábado, dia 19 de outubro. Crianças de 6 meses até 5 anos de idade e adultos não vacinados de 20 a 29 anos devem procurar sua Unidade Básica de Saúde com cartão de vacina em mãos.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença são: erupções ou manchas vermelhas, febre acompanhada de tosse forte ou seca; dores musculares; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; dores de cabeça e garganta; mal-estar intenso e até perda de apetite.

A transmissão do vírus de pessoa a pessoa por meio da tosse, fala, espirro, e no ato de respirar. Pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. É fundamental estar atento a persistência da febre, principalmente em crianças menores de 5 anos, pois indica gravidade do quadro.

COM QUAL IDADE AS CRIANÇAS DEVEM SE VACINAR?

“Dose zero”: Todas as crianças de 6(seis) meses a menores de 1(um) ano devem ser vacinadas (“dose extra”);

Primeira dose: Crianças que completaram 12 meses (1 ano);

Segunda dose: Aos 15 meses de idade (1 ano e 3 meses), última dose por toda a vida.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *