quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Eventos marcam a 13ª edição do Justiça pela Paz em Casa da Comarca de Timóteo

TIMÓTEO – Diversos eventos integraram a programação da 13ª edição do Justiça pela Paz em Casa da Comarca de Timóteo, revelando a importância de uma rede de atendimento coesa, harmônica e humanizada no enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Em uma dessas atividades, a juíza de Timóteo Beatriz Auxiliadora Rezende Machado, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Familiar e Doméstica (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), proferiu palestra para o Comando da Polícia Militar e para policiais e bombeiras militares de toda a Região Metropolitana do Vale do Aço. O convite institucional foi em apreço às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A palestra versou sobre a violência contra a mulher, indicando o histórico de construção de seus direitos e as dificuldades de sua implementação. A exposição abordou também os papéis das forças de segurança pública em prol de um mundo mais igualitário e seguro para homens e mulheres, levando as instituições a repensarem suas práticas.

Outra ação de destaque foi o “I Seminário de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: perspectivas de acolhimento humanizado e atuação em rede”, realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Timóteo. Na oportunidade, a juíza Beatriz Rezende Machado proferiu palestra, representando o Judiciário.

Jaguaraçu

“Diálogo sobre Violência Doméstica” foi o evento realizado em Jaguaraçu, município da comarca. A juíza Beatriz Rezende Machado e a promotora de justiça da comarca Danielle Cristina Barral proferiram palestras para profissionais, autoridades e moradores sobre o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, e as disposições da Lei Maria da Penha.

Também a secretária municipal de Assistência Social, Geralda das Dores Faria Gonçalves, expôs os esforços do município para colocar em prática o atendimento em rede aos envolvidos nesse gênero de violência.

Trabalho multidisciplinar

Para a juíza Beatriz Rezende Machado, as Semanas da Justiça pela Paz em Casa realizadas em Timóteo têm servido como marcos de progressão do trabalho multidisciplinar e interinstitucional.

Dessa última, saíram os agentes empenhados na conclusão dos trabalhos de construção e implementação dos protocolos locais de atendimento dos envolvidos em violência doméstica e familiar contra a mulher, e na ampliação de serviços, a exemplo da oferta de programas de trabalho reflexivo com autores de violência.

Histórico

Já integrante da Comsiv, a juíza Beatriz Rezende Machado entrou em exercício na Comarca de Timóteo em novembro de 2018.

Naquele mês reuniu-se com representantes dos Três Poderes e da sociedade civil organizada nos três municípios da comarca (Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria), durante a 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Na ocasião, os municípios assinalaram interesse na construção de protocolos locais. Desde então foram realizadas quase uma dezena de reuniões para debater e canalizar esforços na concretização desse objetivo.

Dessa forma, a temática central da 13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada neste mês de março, passou a ser fornecer aos órgãos dessa rede em construção noções técnicas da violência doméstica e familiar contra a mulher enquanto fenômeno multidisciplinar.

“Compreendendo os papéis dos outros integrantes da rede, os profissionais progridem e se habilitam a fazer encaminhamentos mais rápidos e adequados a outros serviços disponíveis”, explicou a magistrada.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *