sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Em três etapas, secretários municipais detalham orçamento 2020 na Câmara de Vereadores

Timóteo – Foi encerrada nesta sexta-feira uma série de audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores com os secretários municipais da Prefeitura de Timóteo. O objetivo dessas reuniões foi detalhar o orçamento municipal de 2020 para os membros das comissões permanentes do Legislativo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser votada antes o fim do ano e diferentemente dos anos anteriores, em 2019 a direção do Legislativo municipal convidou os secretários para explicar cada rubrica orçamentária.

As audiências foram realizadas na terça-feira (10), quando foram ouvidos os secretários de Planejamento, Fazenda, Corregedoria, Procuradoria Geral, Governo e Comunicação. Na quinta-feira (12) foi a vez dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Educação explanarem os respectivos orçamentos para o próximo ano e, finalmente, nesta sexta-feira (13), marcaram presença no plenário da Câmara os secretários de Administração, Saúde e Obras.

A previsão orçamentária do Município de Timóteo para 2020 é de R$ 247.449.832,00, sendo que para o setor de saúde o percentual reservado é de 20,21%, sendo que o limite mínimo é de 15%. Para a Educação também foi assegurado um percentual superior a 25% estabelecido por lei.

Durante a sua intervenção, a secretária de Administração e Gestão, Simone Araújo, agradeceu a oportunidade de poder detalhar o orçamento, lembrando que a iniciativa da Câmara vai ao encontro da diretriz da atual gestão da Prefeitura de Timóteo em garantir total transparência às ações de governo e que também é estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário municipal de Fazenda, Anderson Lopes, por sua vez, disse que a execução do orçamento em 2019, no valor R$ 197 milhões, vai ficar dentro do programado. Segundo explicou, embora o governo de Minas tenha retido diversos recursos constitucionais, o Município de Timóteo conseguiu se manter dentro do orçamento graças a uma política de austeridade e gestão feita com muita responsabilidade. Isso permitiu manter os compromissos em dia, incluindo o pagamento de salários, férias, complementação das aposentadorias e fornecedores, além de concluir algumas obras que estavam paradas há muitos anos.

Ao mesmo tempo, segundo explica o secretário de Fazenda, houve uma determinação do prefeito Douglas Willkys em reduzir custos nas secretarias sem, contudo, afetar a prestação de serviços à população. “Temos nos dedicado a acompanhar detalhadamente os gastos públicos para fechar todas as contas no final do ano, garantindo assim a estabilidade institucional do Município”, pontuou Anderson.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *