sexta-feira, abril 19, 2024
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DEPUTADO CELINHO DEBATE EM BRASÍLIA A BR-381 E CONCESSÃO DE FERROVIAS

REDAÇÃO – O deputado Celinho Sintrocel foi a Brasília nesta quarta-feira (27/02) para uma reunião com o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Jamil Megid Júnior, juntamente com outros deputados membros da Comissão Extraordinária Pró Ferrovias de Minas. Em pauta as obras de duplicação da BR-381 e a concessão de ferrovias no Estado.

Celinho esclarece que, com relação à BR-381 será realizado um esforço no sentido de aglutinar as emendas parlamentares da bancada de deputados federais por Minas Gerais para complementar os recursos necessários para a finalização das obras nos lotes 3.1 (Jaguaraçu a Nova Era) e 7 (Itabira a Caeté) ainda neste ano de 2019. “Os recursos além das emendas serão provenientes do orçamento do Ministério da Infraestrutura e o Secretário nos garantiu que as obras da BR-381 são uma prioridade e uma meta do Governo Federal”, enfatizou. Celinho lembra que para a conclusão destes lotes serão necessários R$ 400 milhões.

Para o trecho até a BR-262 está em elaboração um estudo de concessão da rodovia para a iniciativa privada. Celinho explica que o estudo está construindo o modelo de concessão, no qual estão sendo avaliados os projetos e valores para a cobrança de pedágio. “Este estudo deverá ser concluído e apresentado ainda neste mês de março”, informa o deputado.

Também foi apresentado ao Secretário Jamil Megid o projeto de  instalação de um terminal de contêineres no Vale do Aço, como uma alternativa para o transporte de cargas na região.  Segundo Celinho, o Secretário garantiu que no novo processo de concessão de ferrovias ficará destacada a obrigatoriedade de liberação das linhas férreas para o transporte de outras cargas, além do minério. “A alternativa férrea é muito importante, porque além de proporcionar outras possibilidades ao setor produtivo, ela retira da BR-381, os caminhões, dando mais segurança ao trânsito na rodovia”, destaca Celinho. Ele acrescenta que o Secretário viu com bons olhos também, a proposta de aumento dos horários de trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória Minas, no percurso entre Belo Horizonte e Vitória que, atualmente, conta com apenas um horário.

Os deputados solicitaram ainda o apoio da Secretaria para que o projeto da Petrocity, que engloba a implantação de terminais especializados em transporte de diversas cargas, contemple também o Vale do Aço com unidades de transbordo e armazenamento de cargas. “Solicitamos apoio para que haja uma revisão do projeto do traçado da ferrovia com a inclusão da Região Metropolitana do Vale do Aço no percurso da nova ferrovia que ligará o Espirito Santo a Minas Gerais, contemplando também a nossa região”, salienta o deputado.

Celinho acrescenta que o único ponto negativo na reunião foi a constatação de que os recursos das concessões de ferrovias poderão ser destinados para o ferroanel de São Paulo e para a ferrovia Norte Sul. “Manifestamos nosso desagravo com a proposta, pois acreditamos que estes recursos poderiam ser investidos no ferroanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, promovendo o incremento ao transporte de passageiros, podendo atender a até 300 mil pessoas”, destaca.

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