terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Cejuscs são inaugurados em Timóteo e Mesquita

Em Timóteo, Cejusc irá receber o cidadão das 12h às 18 h, de segunda à sexta-feira. A unidade foi inaugurada pelo juiz auxiliar da 3ª Presidência, juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras e pelo diretor do foro da comarca, Luiz Eduardo Oliveira de Faria.

TIMÓTEO – A comarca de Timóteo passou a contar desde o último dia 4 de julho, com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). A unidade foi inaugurada pelo juiz auxiliar da 3ª Presidência, juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras e pelo diretor do foro da comarca, Luiz Eduardo Oliveira de Faria. O desembargador José Augusto Lourenço dos Santos também prestigiou a solenidade.

O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras explica que os Cejuscs são unidades do Judiciário que concentram as audiências e as sessões de mediação e conciliação, além do setor de cidadania.

“No setor pré-processual, são realizadas orientações e marcadas as tentativas de conciliação e mediação, antes que o conflito se torne um processo na justiça. No processual, são conciliados e mediados os casos já em tramitação. Os casos são resolvidos de modo informal, gratuito e por meio de acordo. Outro importante braço do espaço é o Setor de Cidadania, no qual acontece o primeiro contato do cidadão com o centro judiciário”, disse.

De acordo com o magistrado, o cidadão tem muito a ganhar com a instalação de um centro judiciário. “Muitos conflitos podem ser resolvidos por meio do diálogo entre os envolvidos na disputa, de modo rápido, descomplicado e eficaz. Nos Cejuscs, os conciliadores ajudam os cidadãos na construção de um acordo que, uma vez alcançado, é homologado pelo juiz e tem valor de sentença”, explica, acrescentando que a conciliação e a mediação têm se revelado instrumentos efetivos de pacificação social e de solução e prevenção de litígios.

As atividades do Cejusc da Comarca de Timóteo serão coordenadas pelo juiz Maycon Jésus Barcelos. O magistrado disse que a população terá ganhos imediatos pela simplificação do acesso ao Poder Judiciário, bem como contribuirá para a redução de processos na comarca.

Mesquita

O Cejusc de Mesquita terá dois setores: pré-processual e processual

A partir desta sexta-feira, 5 julho, a Comarca de Mesquita passará a contar com um Cejusc.  A unidade foi inaugurada pelo juiz auxiliar da Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras.

A solenidade contou com a presença do desembargador Carlos Roberto de Faria, juiz diretor do Foro da Comarca de Mesquita, Otávio Pinheiro da Silva, dos juízes Luiz Flávio Ferreira, Fábio Torres de Sousa e Antônio Augusto Calaes de Oliveira. O juiz Otávio Pinheiro da Silva estará à frente do Cejusc de Mesquita.

Na próxima semana, será a vez de Matias Barbosa (11 de julho).

Serviço

Cejusc de Timóteo
Local: Praça  Olímpica,  65

Horário de atendimento: das 12h às 18h

Contato (31) 3848-0800

Cejusc de Mesquita
Local: Praça Benedito Valadares, 200

Horário de atendimento: das 12h às 18h

Contato (33) 3251-1300

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *