CARNAVAL VIVAIDADE: Ações voltadas para a saúde agitam Carnaval de Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, inicia nesta quinta-feira, 28, diversas ações voltadas para o carnaval. O objetivo é resgatar a cultura do carnaval de rua e conscientizar sobre os cuidados com a saúde que se deve ter neste período de festa.

A Festa do carnaval começa nesta quinta-feira, 28, partir das 8h, com o “Carnaval de Rua” do VivaIdade. O evento contará com a participação do Mexa-se, Guarda Mirim, Centro de artes e Inclusão Social (CAIS) e servidores da Assistência Social e Saúde. O objetivo é resgatar a memória cultural dos idosos e de toda população.

A concentração começará no antigo Barrilzinho, localizado na rotatória do encontro das ruas Duque de Caxias e Maria Matos no Centro de Coronel Fabriciano e se dirigirão até a Praça da Estação. O evento da Assistência Social é aberto a toda a comunidade. Ao longo das últimas semanas os beneficiários do VivaIdade se mobilizaram para confeccionar fantasias e máscaras para curtir a folia.

A Secretária de Governança de Assistência Social, Leticia Fernandes Godinho, fala que a parceria da Assistência com a Saúde tem feito toda a diferença para que o evento aconteça e integre todos os grupos. “O tradicional carnaval do VivaIdade ganha novos parceiros que vão fortalecer a agenda cultural da cidade. Esse ano as entidades parceiras que executam serviços de convivência para crianças e adolescentes se juntarão aos idosos do VivaIdade para que a festa seja ainda maior e mais diversa. Toda população está convidada, ”  conclui.

AULÃO DO MEXA-SE
O aulão de carnaval do programa Mexa-se de Fabriciano será realizado na próxima quinta-feira, 28, às 18h, na Praça da Estação. O evento tem como objetivo a interação entre os polos, aproveitando a festividade do carnaval para trabalhar temas de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

De acordo com o Gerente de Programas Especiais, Laudenir Vieira Rodrigues, o evento visa resgatar as tradicionais marchinhas de carnaval de bloco de rua, a interação de forma lúdica aos beneficiários do programa. “No evento teremos aula de ritmos, barraquinhas com comidas típicas, artesanatos e uma área kids para a diversão das crianças. Será um evento lindo e riquíssimo com relação à cultura”, disse.

CARNAVAL NAS ESCOLAS
No dia 1° de Março será realizada uma programação especial de carnaval nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada escola terá uma agenda especial de acordo com cada faixa etária dos alunos. As crianças poderão curtir fantasiadas danças de carnaval com as marchinhas mais populares.

O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, fala sobre a importância de eventos como esses nas escolas. “O Carnaval nas escolas de educação infantil e ensino fundamental é, também, um momento de aprendizagem. Além do exercício corporal através da dança, os alunos aprendem músicas, histórias e sobre o regionalismo,” conclui.

TESTE RÁPIDO
A Secretaria de Governança da Saúde realiza no dia 2 de março, no NEPS, de 8h às 12h, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação tem o intuito de promover a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. O NEPS se  localiza na rua São Sebastião, n° 1007, bairro Professores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *