quinta-feira, junho 20, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Belo Oriente realiza I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

BELO ORIENTE – No dia 18 de março, o município de Belo Oriente irá realizar a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento irá ocorrer de 08h às 15h, no salão de eventos das Obras Sociais, localizada em frente da Praça Nossa Senhora da Piedade, no Centro da cidade.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o evento tem como objetivo debater as adversidades enfrentadas pelo idoso neste nosso século e qual o papel do Município na execução de ações de atenção à pessoa idosa e incentivar a sua participação na sociedade.

No dia do evento, ocorrerão grupos de trabalho para aprofundar a discussão do tema, conforme os quatro eixos da Conferência. Dentre eles estão os direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, e o  enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

O evento também terá a palestra de Dilson José de Oliveira, ex-presidente e atual vice- presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Minas Gerais, que tem longa experiência em Serviços da Política de Assistência Social e Proteção Social Básica e Especial.

Para secretária de Assistência Social, Helena Cristina Coura, a Conferência é um marco na história de políticas públicas para a pessoa idosa de Belo Oriente. “A realização deste evento é muito importante para nos atualizarmos e definir quais políticas adotar para este grupo. Por isso, a relevância desta Conferência”, afirma a secretária.

A secretária também destaca que o país está envelhecendo e as ações devem estar em consonância com a realidade que está por vir. “O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de pessoas idosas do mundo, e precisa correr para poder atendê-las no que elas têm de melhor e mais saudável, o desejo de viver com independência e autonomia. Por isso, o assunto da 1ª Conferência é o reconhecimento do poder que a pessoa idosa tem de direcionar a política que visa diretamente a contemplar seus anseios e objetivos de vida”, completa Cristina.

Inscrição

A inscrição e o credenciamento serão realizados no dia do evento, à partir de 8h, na recepção do salão de eventos das Obras Sociais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *