quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

1º Seminário de Regulação em Saúde em Ipatinga reúne mais de 30 municípios

Ipatinga – Com o objetivo de aprimorar o fluxo de encaminhamento de pacientes de média e alta complexidade dos 35 municípios das microrregiões de Saúde de Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano/Timóteo para as cidades referência em assistência hospitalar, a Prefeitura de Ipatinga promoveu, nesta quarta-feira (07), o 1º Seminário de Regulação em Saúde.

Realizado no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre, o evento contou com a presença do Subsecretário de Regulação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Nicodemus de Arimathea e Silva Junior, da assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MG, Márcia Moreira Moraes, além de representantes das secretarias municipais de Saúde, profissionais, conselheiros e prestadores de serviço da área.

Anfitriã no encontro, a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, destacou que quando os gestores de Saúde têm clareza sobre para qual porta de entrada direcionar o usuário do SUS atendido numa situação de emergência ganha-se tempo e preserva-se a vida. É neste momento que a estruturação da Central de Regulação representa a diferença entre a vida e a morte para o paciente do Sistema Público de Saúde. Por isso, a realização do 1º Seminário foi fundamental para que a discussão de ferramentas como o SUSFácil e a Programação Pactuada Integrada (PPI), seja efetiva em nossa região, garantindo resultados positivos para a população.

Em sua palestra, o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Nicodemus de Arimathea e Silva Junior, reforçou que as funções de controle, regulação e avaliação devem ser coerentes com os processos de planejamento, programação e alocação de recursos em saúde em cada município.

caratinga

A secretária de Saúde de Caratinga, Jacqueline Marli destaca que “de Ipatinga levamos o modelo de organização da equipe e a sistematização das informações, que já estamos implementando em nosso município”

Participante do Seminário, a secretária de Saúde de Caratinga, Jacqueline Marli dos Santos esteve acompanhada de outros oito profissionais da área.

Segundo ela, “a participação neste evento só vem confirmar que estamos no caminho certo. Por Ipatinga ser um município referência nesta microrregião e por se colocar disponível ao compartilhamento de casos de sucesso e de soluções de problemas, viemos aqui, em maio deste ano, conhecer a estrutura do setor de Regulação. Daqui levamos o modelo de organização da equipe e a sistematização das informações, que já estamos implementando em Caratinga, a fim de melhorar a prestação de serviços ofertada à nossa população”, comemorou a secretária Jacqueline.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *