sexta-feira, abril 26, 2024
Sem categoria

Praça da Estação em Fabriciano está pronta para receber o 1° Festival Gospel

FABRICIANO – A Praça da Estação, no Centro de Coronel Fabriciano, já está pronta para receber o público para o 1° Festival Gospel. O evento, realizado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, acontecerá nos dias 9 e 10 de março, e está acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Também serão disponibilizados banheiros químicos adaptados para este público. No palco, segundo a Gerente de Turismo, Betinna Tassis, haverá intérprete de LIBRAS para fazer a tradução para as pessoas surdas. “O turismo acessível tem objetivo de incluir todos os públicos. Vamos ter banheiros para pessoas com deficiência, mesas reservadas, tradução em LIBRAS e local para estacionar e ter acesso ao evento, que será pelas ruas Moacir birro e Zacarias Roque”, explica.

A gerente de Mobilidade Urbana e Transporte, Graziella Pires, ressalta que a calçada será regularizada para receber este público. “As rampas de acesso foram adaptadas, assim como as irregularidades do piso foram corrigidas. O local também estará sinalizado para o direcionamento deste público à entrada do evento”, pontua.

O evento vai contar também com profissionais com camisas do tipo “Posso ajudar”. Ao todo, 20 pessoas estarão em pontos estratégicos ao lado de fora da área do evento indicando as entradas e saídas, orientando sobre informações gerais e auxiliando o público. A segurança do festival também está garantida, como destaca o Secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó, Xingozinho. “A segurança será reforçada com a presença de brigadistas, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, disse. Os acessos à Praça da Estação terão seguranças com detectores de metais e barreiras do tipo “passa um”, para reforçar a segurança dos presentes.

Ao todo, são oito saídas de emergência. Três na Rua Pedro Nolasco, com acesso à rua Coronel Silvino Pereira e rodoviária. As outras cinco estarão dispostas na Avenida Rubens Siqueira Maia, também com acesso para a rodoviária. Em casos de queda de energia, a organização preparou um sistema de iluminação de emergência.

Para o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, o Festival Gospel vai movimentar a economia local e fomentar o turismo na cidade. “Estamos dando a oportunidade para os comerciantes locais, vamos receber turistas de várias cidades com as caravanas que estão confirmadas, e ainda vamos dar oportunidade para os artistas da região. A intenção é colocar o festival gospel no calendário oficial de eventos de Fabriciano”, disse.

O local também contará com praça de alimentação com barraquinhas, food trucks e Espaço Kids com pula-pula e infláveis, além da coleta de recicláveis, feita pela COOPCAVA, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Aço.

Trânsito

Serão feitas alterações no trânsito para melhorar a acessibilidade de todos os públicos no evento. As Ruas Coronel Silvino Pereira e Pedro Nolasco estarão interditadas para veículos no sentido à Praça da Estação. O estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência será na Rua Pedro Nolasco e o acesso será pelas Ruas Moacir Birro e Zacarias Roque.

As caravanas terão locais especiais para embarque e desembarque que serão feitos na Rua Pedro Messina (sentido Unidade Básica de Saúde do Centro).

As Ruas Coronel Silvino Pereira e Pedro Nolasco serão interditadas para passagem de veículos na sexta e sábado a partir das 15h.

Horários de ônibus

Terá reforço de ônibus circular municipal a partir das 23h e horário extra de 01h, 01h30 e 02h das linhas que atendem os bairros: Silvio Pereira 1 e 2, Caladão e Contente, JK e Padre Rocha, Córrego Alto e Judith Bhering.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *