quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Vereador Thiago Lucas sugere atendimento domiciliar a idosos e deficientes

FABRICIANO – Pessoas idosas, com deficiência física ou doenças que dificultem a locomoção poderão ser vacinadas em suas casas em Coronel Fabriciano. O atendimento domiciliar, para vacinação, está previsto em um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, de autoria do vereador Thiago Lucas (PT), que cria o “Programa de Vacinação Domiciliar”.

A medida abrange vacinas que já constam no calendário do SUS voltadas a essa parcela da população, como a contra a gripe, e ainda outras que venham a ser indicadas por médicos.

O projeto do vereador Thiago Lucas, em tramitação no Legislativo Fabricianense, abrange, além dos idosos, as “pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitavas e degenerativas”. Além do domicílio dos beneficiários, o vereador prevê que a vacina também alcance as entidades de atendimento público ou as sem fins lucrativos conveniadas com o poder público, nas quais as pessoas de que trata o projeto estejam abrigadas ou estejam sendo assistidas.

MÉTODO PREVENTIVO

A vacinação é um método preventivo eficaz para se evitar diversas doenças e as pessoas idosas e deficientes muitas vezes têm dificuldade para ter acesso ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que segue cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Como o município possuí o Programa de Saúde da Família (PSF), ficaria mais fácil identificar e realizar o acompanhamento dos idosos e deficientes, que necessitem não só das vacinas, mas de um acompanhamento assistencial”,

frisa o vereador Thiago Lucas autor do Projeto de Lei, que também apontou as dificuldades de acessibilidade enfrentadas pelas pessoas no momento em que procuram as unidades de saúde e de assistência social.

A matéria assinada pelo vereador Thiago Lucas estará  fazendo parte da pauta de votação da sessão Ordinária do Legislativo do próximo dia 26 de junho.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *