sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaquesSaúde

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA: Cães e gatos acima de três meses devem ser imunizados em Timóteo

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, está dando prosseguimento à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para cães e gatos. Até o dia 19 de julho, foram vacinados 7.492 animais, sendo 6.633 cães e 859 gatos. A campanha foi iniciada no dia 6 de junho em Timóteo.

A vacinação permanece na área rural, onde está sendo realizada nos domicílios. Já a vacinação urbana foi realizada nos dias 7 e 14 de julho, em 40 pontos de vacinação. O Serviço de Controle de Zoonoses mantém em funcionamento um posto fixo de vacinação na Praça 29 de Abril, funcionando das 7h às 12h e das 13 às 16h.

Com 15 anos e muito bem disposta, a cachorra Susi foi levada pela moradora do Olaria II, Ilda da Conceição Nunes, na praça do bairro para ser imunizada no dia 14 de julho. “Este serviço é muito importante. Todo ano ficamos vigilantes para não perder a campanha. Infelizmente cochilei e perdi a campanha no ano passado.  Agora, Susi está vacinada e já guardei o cartão de vacina para renovar a dose no próximo ano”, comenta Ilda Nunes, acrescentando que o serviço de vacinação é fundamental para proteger os animais contra a raiva.

A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a raiva animal. Devem ser vacinados cães e gatos acima de 3 meses.  A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que pode contaminar todos os mamíferos.  O Serviço de Controle de Zoonoses visa atingir a meta de 13.091 animais imunizados, sendo 11.878 cães e 1.213 gatos em todo o município.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *