SAÚDE PÚBLICA: Secretaria de Saúde faz intervenção na área do antigo Clube Choupana

A Prefeitura de Timóteo realizou nesta sexta-feira (26) ação preventiva com aplicação de UBV Costal e esvaziamento das piscinas do antigo Choupana para evitar criadouros do mosquito Aedes. O Município não informou se o proprietário irá pagar pela intervenção, já que a ação envolveu homens e máquinas em uma área particular.

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e equipe de Controle de Zoonoses, realizou nesta sexta-feira (26) diversas ações na área do antigo Clube Choupana, no Bairro Santa Cecília. Além da aplicação de larvicida em todos os espaços e UBV Costal, foi feita também a sucção das águas das piscinas pela equipe da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

A intervenção do setor de saúde do município foi realizada em uma área particular que oferece riscos à população. Fotos PCReis

A área do antigo Clube Choupana, que é particular e está abandonada, faz parte dos Pontos Estratégicos (PE), que recebem monitoramento constante dentro da programação da rotina do setor de Zoonoses no município. As vistorias nestes locais são feitas quinzenalmente seguindo um planejamento. Os chamados Pontos Estratégicos (PE) são locais onde há concentração de depósitos propícios para a desova da fêmea do Aedes Aegypti ou especialmente vulneráveis à introdução deste vetor.

                                                                                                                      Fotos PCReis

Atualmente são cadastrados pelo setor de Zoonoses no município 24 (vinte e quatro) Pontos Estratégicos (PEs). Segundo informações da Secretaria de Saúde, mesmo com o acúmulo de água em duas piscinas da área do antigo Choupana, não existe a presença de larvas do mosquito aedes aegypti.

Durante as ações da equipe de Zoonoses é feito o tratamento focal, que consiste na aplicação de larvicida nos locais com depósitos com água que não podem ser eliminados ou que são, com freqüência, repostos. Recentemente foi realizado tratamento com utilização de Nebulização de Ultra Baixo Volume (UBV) Costal.

Na prefeitura ninguém soube informar sobre as punições que serão impostas ao proprietário da área, já que o deslocamento de homens e máquinas para prestação de serviço em área particular, é terminantemente proibido por lei.

Forno Hoffman

Outra área considerada Ponto Estratégico (PA) que também recebe atenção do setor de Zoonoses é o Forno Hoffman, no Bairro Novo Horizonte. Para o local, está programada uma ação intersetorial envolvendo equipes das Secretarias de Saúde e Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente na próxima semana. O local já recebeu o trabalho para controle de pragas e vetores, seguindo um cronograma já programado. Na última ação foi realizada a dedetização, descupinização e catação de caramujos africanos.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “SAÚDE PÚBLICA: Secretaria de Saúde faz intervenção na área do antigo Clube Choupana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *