sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Rede Ambiental Verde Vida promove 2º Encontro do Produtor Rural em Timóteo

TIMÓTEO – A Rede Ambiental Verde Vida – RAVV realizou na última terça-feira (20), no Centro de Educação Ambiental Oikós, em Timóteo, o segundo encontro “Produtor Rural em foco: Sustentabilidade, vamos conversar? ”.

O encontro contou com a participação de técnicos e profissionais da região que desenvolvem ações de sustentabilidade na região leste de Minas Gerais.

Marcaram presença produtores rurais de Timóteo, Ipatinga, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O encontro teve como objetivo alinhar temas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS em especial aos de nº 2 e nº 13 que buscam, respectivamente, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável; e a promoção de ações contra a mudança global do clima.

Os produtores rurais que participaram do encontro destacaram a importância dos assuntos abordados e as ações desenvolvidas que vão sanar as suas dúvidas.

A presidência da RAVV é rotativa e atualmente é ocupada pela Prefeitura de Timóteo, representada por Jailma Soares, que atua na área de Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente do município.

RAVV

A Rede Ambiental Verde Vida, criada em 2011, é composta por instituições da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, iniciativa privada e órgãos públicos. Ela tem como missão contribuir para adoção de valores e hábitos por meio da educação ambiental e da cultura da cooperação, buscando o desenvolvimento sustentável.

Programação

A programação do 2º Encontro da RAVV contou com as seguintes atividades: oficina com Manoel Simões de Barro, da Emater, sobre Cadastro Ambiental Rural; Flávio Barony, sobre Recuperação de Áreas Degradadas; Sebastião Tomaz, da Cenibra que abordou o tema Subsolagem para pastagens; Juliana Jacome Ramos, da Fundação Aperam Acesita, apresentando os Cursos do SENAR direcionados aos produtores rurais; Sargento Márcio Sales de Almeida, da Polícia Militar de Minas Gerais que falou sobre Intervenção ambiental. Foi realizada também uma visita técnica para conhecer as tecnologias alternativas do Centro de Educação Ambiental OIkós; além da troca de informações do PRO Mananciais, da Copasa.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *