sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano implanta o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e libera o primeiro alvará sanitário

O produtor que tiver interesse em regularizar, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, que se localiza na galeria do antigo Fabriciano Mall, na rua Dr. Querubim, número 345.

FABRICIANO – A partir da iniciativa do vereador Beto Cavaleiro, que apresentou na Câmara de Fabriciano o Projeto de Lei 2.838/2017, que dispõe sobre a “criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, a Prefeitura de Coronel Fabriciano liberou nessa terça-feira, 11, o primeiro alvará sanitário que vai regulamentar o abate de animais e o comércio de produtos de origem animal no município. O primeiro estabelecimento beneficiado foi o Matadouro do Dico, que tem capacidade de abate de 300 bovinos e mil suínos por mês.

O prefeito, Dr, Marcos Vinícius e o Secretário de Governança de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Homero Quinete e o vereador Beto Cavaleiro, entregaram o documento em mãos ao proprietário do matadouro, Geraldo Pontes dos Santos, conhecido como Dico e sua esposa, Vilma Ângela Andrade. “Foi um projeto que começamos no início do nosso mandato para resolver o problema dos pequenos produtores, que infelizmente devido à lei federal e estadual viviam na clandestinidade. Agora estamos dando a eles a oportunidade de distribuir seus produtos”, disse o prefeito, revelando que cerca de 50 pequenos empreendedores estão aguardando alvará sanitário para vender os seus produtos.

O empresário Geraldo Pontes comemorou o sonho realizado. “A expectativa agora é trabalhar legalizado. Em 60 dias já estaremos com a inspeção funcionando. Há muitos anos estamos sofrendo para legalizar”, disse. O empresário planeja investimentos para aumentar a produção, informação ressaltada por dona Vilma. “É mais emprego, a cidade ganha, todos ganham”. O SIM municipal é um passo para que a empresa conquistar também outros mercados por meio de um consórcio que reúne outras cidades.

O prefeito, Dr. Marcos Vinícius; o Secretário de Governança de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Homero Quinete e o vereador Beto Cavaleiro, entregaram o documento em mãos ao proprietário do matadouro, Geraldo Pontes dos Santos, conhecido como Dico e sua esposa, Vilma Ângela Andrade.

O Secretário, Homero Quinete, informou que a o serviço será expandido às feiras para que os pequenos produtores tomem conhecimento e procurem se regularizar. “Além do impulso na economia e na geração de emprego, nós temos outro lado que é o da segurança alimentar para a população de Fabriciano, que poderá adquirir alimentos inspecionados”, disse. Segundo o secretário, o SIM já está em pleno serviço, graças à capacitação dos servidores e à aquisição do aparelhamento necessário. Produtores que estão na clandestinidade estão sendo orientados a procurar a legalização para que não incorram em penalidades caso sejam autuados pela fiscalização.

Satisfeito com a implantação do SIM, o vereador Beto Cavaleiro agradeceu a sensibilidade do prefeito Marcos Vinicius, no momento em que a cidade necessita de iniciativas palpáveis no que diz respeito a geração de emprego e renda. Cavaleiro ainda esclareceu, que a implantação da Sistema de Inspeção é uma ferramenta onde a agricultura familiar passará ocupar o espaço em todos mercados. “São beneficiários diretos destes serviços os produtores rurais e agricultores familiares que poderão vender seus produtos agro industrializados à comunidade em geral com segurança ao consumidor e garantia de qualidade sanitária”, explicou o vereador Beto Cavaleiro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *