Cartório Eleitoral de Timóteo inicia treinamento de mesários para as eleições de outubro

Deusmiro Brasil, chefe do Cartório Eleitoral da 98ª ZE, orientou o treinamento.

TIMÓTEO (Foto PCReis) – Os eleitores que atuarão como mesários nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria começaram a ser treinados presencialmente em Timóteo nesta terça-feira (18), no auditório da Prefeitura.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 98ª ZE,  Deusmiro Brasil de Lima, em Timóteo serão necessários 688 mesários, Jaguaraçu 32 e Marliéria 56. O chefe do cartório informou ainda que neste primeiro momento os mesários receberam orientações práticas para o funcionamento das urnas e as novidades do uso da biometria.

Uma das principais novidades da eleição neste ano é a possibilidade de o eleitor que já fez o cadastro biométrico ser identificado perante o mesário pelo e-título. Nesse caso, não é necessária a apresentação do documento com foto. Mas continua sendo proibido que o eleitor leve o celular para a cabine de votação. Outra ênfase do treinamento é orientar o mesário sobre como melhor atender o eleitor com deficiência, a partir de parâmetros recomendados pela Comissão de Acessibilidade do Tribunal.

No estado

Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com quase 190 mil mesários voluntários inscritos. Nas Eleições 2018, estima-se que serão necessários 200 mil mesários em todo o Estado (quatro por seção) para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas 304 zonas eleitorais e nas cerca de 50 mil seções.

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. Para essa eleição, o auxílio alimentação do mesário, por turno, tem o valor de R$30,00.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *