quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesSaúde

Timóteo continua vacinação contra a gripe

TIMÓTEO – A campanha de vacinação contra a gripe prossegue em Timóteo, nas Unidades Básicas de Saúde do Alegre, Limoeiro, Macuco, Sede (Praça 29 de Abril), Primavera, João XXIII Timotinho, Ana Moura e Cachoeira do Vale. Durante a semana, a vacinação acontece no horário normal de funcionamento de cada unidade.

Até a última sexta-feira (27/05), foram imunizadas 3.614 pessoas do público-alvo da campanha, que é constituída de idosos (60/+ anos), crianças de 6 meses até 05 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com baixa imunidade (portadores de doenças crônicas transmissiveis ou não), indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional. A meta do município é imunizar 15.823 usuários.

A gripe pode ser causada pelos vírus influenza A ( H1N1, H3N2), B e C. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos da gripe comum, porém leva à complicações mais graves de saúde e, em alguns casos, até mesmo à morte. São sinais de agravamento: febre alta (39 graus ou mais), falta de ar, dificuldade ou desconforto para respirar e aumento na frequência respiratória. Em crianças: além dos ítens anteriores, observar coloração azul-arroxeada da pele e mucosas, retração da musculatura entre as costelas durante a inspiração indicando sofrimento, desidratação e falta de apetite.

Prevenção

A recomendação para a prevenir a influenza além de tomar a vacina, é evitar locais fechados e com aglomerados de pessoas, evitar contato com pessoas infectadas, lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool gel, não levar as mãos aos olhos ou à boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, beber bastante líquido.

Dia D

No dia D, marcado para o sábado, 12 de maio, funcionarão as unidades que possuem sala de vacina, com atendimento no horário de 8h às 17h. A campanha contra a gripe tem previsão de encerramento no dia 1º de junho.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *