sexta-feira, abril 19, 2024
Cidades

PMI amplia prazo para pagamento da Taxa de Lixo

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga prorrogou para o dia 20/11, próxima terça-feira, o prazo para pagamento da Taxa de Resíduos Sólidos e Domiciliares (TRSD), em cota única com desconto ou a primeira parcela. A data limite para a quitação da taxa havia expirado nesta quarta-feira (14). A prorrogação – regulamentada pelo Decreto 8.940 de 14 de novembro de 2018 – se deu em virtude do feriado prolongado e do congestionamento no sistema que permite ao contribuinte fazer a impressão da guia pelo site da PMI.

De acordo com a Secretaria Municipal de Dados (SMD), entre a terça-feira (13) e esta quarta-feira (14) mais de 39 mil pessoas acessaram o sistema, o que provocou lentidão e erros ao abrir a página para a impressão da guia de arrecadação. Ainda de acordo com a SMD, o sistema da PMI já foi reprogramado para emissão das guias com a nova data de vencimento.

A Secretaria Municipal de Fazenda informa que caso o contribuinte não tenha conseguido pagar a taxa ele poderá acessar novamente o sistema e gerar a guia com uma nova data de vencimento. Com a mudança, os valores referentes à Taxa para este ano poderão ser pagos de duas formas: à vista, até dia 20 de novembro, com 10% de desconto, ou parcelado em duas vezes, sem juros e multas. Quem optar por dividir, a primeira parcela vence no dia 20/11 e a segunda no dia 14/12.

Taxa de lixo

As guias da Taxa de Recolhimento de Resíduos Sólidos e Domiciliares (Taxa de Lixo) referentes ao exercício de 2018 estão disponíveis no site da Prefeitura de Ipatinga. Os contribuintes devem acessá-las através do endereço www.ipatinga.mg.gov.br, clicar no link “Serviços para o Cidadão” e depois em “TRSD”. Em seguida, devem informar a inscrição cadastral do imóvel (SQLS) ou o CPF/CNPJ do proprietário. Para o acesso mais rápido clique AQUI.

Aquele contribuinte que não conseguir gerar a guia para pagamento da taxa de lixo com a nova data de vencimento, deverá procurar a prefeitura para impressão da nova guia para o pagamento. Nos dias 19 e 20 de novembro, o funcionamento da Central de Atendimento Tributário, no andar térreo da prefeitura, será de 12h00 às 17h00.

taxa

O sistema da PMI foi reprogramado para emissão das guias com a nova data de vencimento

Novos valores

A Taxa de Lixo foi suspensa temporariamente em agosto deste ano, quando o prefeito Nardyello Rocha solicitou novos estudos para corrigir distorções identificadas. Com os ajustes feitos pelo governo municipal, em atendimento a demandas da população, os valores ficaram bastante razoáveis. O menor valor da taxa a ser pago hoje é de R$ 19,58 e o maior, R$ 146,00.

A Secretaria de Fazenda alerta ao contribuinte que optar pelo pagamento em duas parcelas que evite a impressão ou a solicitação da segunda guia de última hora para correr o risco de possíveis congestionamentos no sistema.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *