quarta-feira, abril 24, 2024
Cidades

Fabriciano integra maior rede mundial de sustentabilidade urbana

A Prefeitura de Coronel Fabriciano assinou na tarde desta sexta, 19, filiação ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Fabriciano se tornou o primeiro município do interior de Minas Gerais a participar dessa rede global que conecta mais de 1.500 cidades e regiões de diversos portes, em mais de 100 países.

O protagonismo da cidade ao buscar soluções e alternativas sustentáveis para aplicação nas políticas públicas destacam Coronel Fabriciano no cenário do Vale do Aço e região. Para o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, a integração mostra o compromisso da gestão e consolida o planejamento para os próximos anos. “Nós fizemos um compromisso de tratar as políticas públicas com um olhar diferenciado. O ICLEI vem dar o toque final sobre como executar o que planejamos para a cidade”, conclui. Além do ICLEI, Fabriciano integra o Programa Cidades Sustentáveis, o que reforça o compromisso da cidade com a Agenda 2030 da ONU, Organização das Nações Unidas.

A partir da integração, o município se beneficia de uma série de oportunidades de treinamentos, execução de projetos, espaços de participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. Além disso, o trabalho em rede permite que as cidades se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda.

Para o Secretário Executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, Coronel Fabriciano está sintonizada com os objetivos de desenvolvimento sustentável, se aproximando do Acordo de Paris e intensificando suas políticas de respeito e biodiversidade. “O ICLEI quer apoiar o caso de Fabriciano para que possam repercutir no Estado, nacionalmente e internacionalmente como um bom exemplo”. Sobre as principais mudanças na dinâmica da gestão de Coronel Fabriciano, Rodrigo destaca a capacitação pra os gestores municipais e a cooperação internacional. “A intenção é que Fabriciano possa frequentar a agenda internacional e recolher do sistema internacional as boas práticas que vão também contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública”, conclui.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura de filiação representantes de instituições da cidade e região. Major Luiz Magalhães, Subcomandante do 58° Batalhão de Polícia Militar, José Maria Facundes, Presidente do Sindcomércio Vale do Aço, Delegado da Polícia Civil, Vinicius Ferreira, Sargento Francisquini, vice-presidente da Câmara de Vereadores e secretários e gerentes da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *