Desafio Ambiental 2026 é lançado nas escolas de Timóteo

TIMÓTEO – A 4ª edição do Desafio Ambiental começou a movimentar as escolas e comunidades de Timóteo. A gincana educativa foi lançada na última sexta-feira (08/05), no auditório Percival Farquhar, na Aperam, com a presença de representantes das oito equipes formadas por alunos e educadores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Timóteo, além de colaboradores da Aperam, que integram as equipes. Promovida pela Aperam South America e Fundação Aperam Acesita, a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Timóteo, da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati).
O Desafio Ambiental é um convite a engajar os estudantes, educadores e seus familiares, bem como toda a comunidade escolar para se tornarem protagonistas na proteção do meio ambiente. Como integrantes das equipes, os colaboradores de oito áreas da Aperam também têm a missão de mobilizar os colegas de trabalho na empresa para o cumprimento das missões. O foco do Desafio Ambiental é abordar temas ambientais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Tivemos resultados surpreendentes nas três primeiras edições e sabemos que podemos alcançar mais pessoas e fazermos uma verdadeira transformação na cidade. Por meio das missões, queremos incentivar a consciência ambiental, ampliar o conhecimento e habilidades de práticas ambientais e continuar transformando alunos, educadores, nossos colaboradores e comunidades em embaixadores da sustentabilidade”, declara Juliana Jácome, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.
“Nesta edição, os colaboradores voluntários das gerências vão poder contribuir com conhecimento de forma construtiva e também ampliar as ações com o engajamento dos colegas da área. Será uma forma de pensar além das atividades profissionais, trazendo para o dia a dia, como minimizar os impactos ambientais, de forma leve e prazerosa”, completa Susana Moreira, gerente de Economia Circular e Estratégia Ambiental da Aperam.
Em 2026, o Desafio Ambiental participa da Aliança Ambiental Estratégica, uma modalidade focada em projetos socioambientais realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi/MG (Fiemg), focando em ESG (Environmental, Social, and Governance), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) do Governo de Minas Gerais. Com o resultado deste ano, a iniciativa concorre ao Prêmio Boas Práticas Sustentáveis.
Mobilização
As oito equipes, formadas por estudantes, um professor líder, contarão com o apoio de 8 equipes formada por gerências executivas da Aperam como áreas madrinhas voluntárias, para cumprir as missões. A Grande Missão, que se estende até o fim do Desafio Ambiental, em julho deste ano, será a coleta seletiva de materiais plásticos e metálicos para a Ascati, além da coleta de tampas plásticas e metálicas, cuja doação será destinada ao projeto Acãochego. As demais missões serão lançadas de acordo com o calendário do projeto ao longo do desafio para os participantes.
