Plenária Popular fortalece luta pela tarifa zero em Ipatinga

IPATINGA – A FUA – Frente Única Antifascista Pela Democracia- realizou a Plenária Popular no dia 19 de fevereiro de 2026, na Câmara Municipal de Ipatinga, reunindo lideranças populares, militantes e moradores da cidade para debater a criação da Câmara das Iniciativas Populares e fortalecer a mobilização pela tarifa zero no transporte coletivo.
Segundo os organizadores, o objetivo da Plenária é fortalecer o diálogo com a população em defesa da Tarifa Zero – uma proposta que busca garantir transporte público gratuito, inclusão social e mais qualidade de vida para cidades como Ipatinga e região.
Segundo Maura Gerbi, integrante da FUA, “o encontro marcou um passo importante na organização popular, com o objetivo de ampliar a participação direta da população nas decisões políticas e levar para as ruas a discussão sobre o direito à mobilidade urbana acessível e de qualidade.”
Durante a Plenária, os debates destacaram que o transporte público é um direito social fundamental e que a proposta da Tarifa Zero ganha força em várias cidades do país, sendo defendida como política capaz de garantir inclusão, reduzir desigualdades e estimular o desenvolvimento urbano.
A iniciativa também reafirmou o compromisso dos movimentos sociais em dialogar com a população, construir propostas coletivas e pressionar o Poder Público para que políticas mais justas avancem em Ipatinga e na Região Metropolitana do Vale do Aço.
A Vereadora Professora Cida Lima, que também integra a FUA, afirma que “a expectativa, agora, é ampliar o debate nas comunidades, organizar novas atividades e fortalecer a luta por um transporte público mais democrático e financiado de forma socialmente justa, garantindo o direito à cidade.”
Além da deliberação sobre Tarifa Zero, a Plenária aprovou por unanimidade as seguintes Moções:
SOBRE A JORNADA 6 X 1
Depois do fim do Imposto de Renda para quem recebe salário até R$ 5 mil, o fim da escala 6×1, pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira em todas as pesquisas, começa a tramitar no Congresso Nacional.
Reafirmando seus compromissos de seguirem em luta nas ruas e no Parlamento até que a redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, e o fim da Escala 6 x 1, sejam aprovados, a FUA- Frente Única Antifascista Pela Democracia e a Câmara das Iniciativas – Marielle Franco, em sua Sessão Inaugural/2026, propôs Moção de apoio à iniciativa do Governo Lula de encaminhar essa pauta para deliberação do Congresso Nacional.
SOBRE A ATUAL POLÍTICA DE TAXAS DE JUROS
Já passou da hora de baixar a taxa de juros no Brasil. A economia está em desaceleração, a inflação está controlada e dentro das metas fixadas. A política monetária atual compromete o crescimento, transfere renda para os mais ricos, aumenta a desigualdade e ameaça a estabilidade fiscal.
Somente sem as amarras desta política monetária desastrosa o Brasil poderá finalmente buscar os verdadeiros objetivos da política econômica: eliminação da pobreza, redução das desigualdades, preservação da natureza e sustentabilidade.
Nossa cidade está recebendo 88 ônibus através do Novo PAC um programa do Governo Federal
São ônibus modelo Euro 6, sem poluentes, com ar condicionado, que vão garantir conforto e qualidade na prestação do serviço para a população. Contudo, se não garantirmos que as pessoas tenham acesso, ao transporte coletivo, com mais horários e tarifas mais baixas, não adianta. É preciso garantir a mobilidade da população, o exercício do direito constitucional de ir e vir, o acesso ao trabalho, à saúde e aos espaços de cultura e lazer.
