Educação de Timóteo promove em cerimônia concorrida a formatura da 8ª turma da EJA
O que abrilhantou ainda mais o momento preparado para os formandos, foi a participação pontual de familiares na cerimônia de formatura | Fotos PCReis/JBN – 16.12.2025
TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta terça-feira (16), na Regional Norte da cidade, a formatura de 35 alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia de formatura teve como oradora, a Dona Maria Sérgia, de 77 anos.
O que abrilhantou ainda mais o momento especial preparado para os formandos, foi a participação pontual de familiares na cerimônia de formatura. A presença das famílias deixou patente o valor da educação como transformação, envolvendo alunos, professores e toda a comunidade em um testemunho de que nunca é tarde para aprender, reforçando a importância da EJA como instrumento de emancipação.

A formatura nas palavras da vereadora Leninha Dimas, é mais do que uma simples celebração acadêmica; “é um evento de profunda transformação pessoal e coletiva, o que celebra a esperança e a possibilidade de reescrever histórias que eram desenhadas na cabeça de cada um dos formandos”, relatou a vereadora que também foi aluna do antigo programa Educacional “Acertando o Passo”.

A Secretária Municipal de Educação parabenizou diretor, alunos e professores pela caminhada. France-Jane foi cirúrgica em afirmar, que a formatura é um reconhecimento público da persistência dos estudantes e do apoio fundamental de diretores, professores e familiares.
A Dona Maria Sérgia, moradora do bairro Alegre, falou de todas dificuldades e barreiras que encontrou para vencer este ciclo importante na sua vida. Ao JBN, Dona Maria disse que no princípio foi muito difícil. Segundo ela, retornar à sala de aula não é uma tarefa fácil. Estou realizando o meu sonho. Agradeço a Deus, e aos meus professores por tido muita paciência comigo”, destacou.

Já o formando Alair Dimas, a formatura simboliza não apenas a conclusão de uma etapa, mas também a determinação de cada aluno em acreditar que nunca é tarde para estudar. A EJA transforma vidas, resgata sonhos e abre portas para novas oportunidades. É uma alegria imensa para nós, eu como aluno, celebrar essa conquista tão significativa”, asseverou Alair Dimas. Alair também relatou a dificuldade em retornar ao banco da escola.




