segunda-feira, dezembro 1, 2025
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga apresenta pacote de ações de mobilidade urbana para 2025/2026

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga apresentou, recentemente, um conjunto de ações estratégicas que vão compor o plano de modernização da mobilidade urbana entre 2025 e 2026. O material foi detalhado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e pela Departamento de Trânsito (Detra) durante reunião com conselhos municipais, representantes do Legislativo e entidades que acompanham a atualização do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).

Ao todo, o pacote reúne investimentos em transporte público, novos terminais de integração, ampliação da fiscalização eletrônica, revitalização da sinalização e padronização da acessibilidade. As iniciativas respondem ao crescimento da frota, ao aumento populacional e aos altos índices de acidentes registrados em vias estratégicas da cidade.

Ipatinga conta atualmente com 167.629 veículos registrados, o que representa 1,4 habitante por veículo, um dos maiores índices da região. A população saltou de 227.731 moradores (Censo 2022) para uma projeção de 235.311 em 2025, ampliando a demanda por transporte público eficiente e vias mais seguras.

Segundo o prefeito Gustavo Nunes, os investimentos refletem uma visão de planejamento voltada para o futuro.
“Ipatinga é uma cidade que cresce, se desenvolve e exige respostas rápidas e estruturadas. Estamos organizando a mobilidade para garantir segurança, fluidez no trânsito e qualidade de vida para quem vive e circula pela nossa cidade. Esse pacote de ações é resultado de um trabalho técnico, responsável e construído com participação social”, afirmou.

Investimentos no transporte público e novos terminais

Um dos pilares do pacote é o REFROTA, programa de modernização da frota do transporte coletivo. O investimento total será de R$ 63.377.000,00, destinando recursos para ônibus mais modernos, acessíveis e eficientes.

A cidade também receberá três novos terminais de integração, distribuídos em regiões estratégicas:

  • Cidade Nobre – Próximo à Escola Estadual Dona Canuta Rosa (Rua Graciliano Ramos)
  • Bethânia – Praça da Maçonaria – Av. Alberto Giovannini
  • Centro – Av. João Valentim Pascoal com Rua Congonhas

Os terminais fazem parte do Novo PAC 2025 totalizando R$ 42.029.913,45 em investimentos.

Outro destaque é que o município foi contemplado no programa Cidade Parceira, conduzido em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), cujo objetivo é à estruturação e modelagem do projeto de Concessão ou Parceria Público-Privada para operação, manutenção e exploração dos 03 (três) Terminais de Integração.

“A implantação dos terminais de integração é essencial para modernizar e tornar mais eficiente o transporte público coletivo, permitindo reorganizar a rede, eliminar sobreposições de linhas e otimizar a frota. Esses equipamentos garantem conexões rápidas e seguras, reduzem o tempo total de viagem e viabilizam integração tarifária, ampliando a acessibilidade e a modicidade para o usuário. Também funcionam como polos estruturantes da mobilidade urbana, contribuindo para diminuir o uso do transporte individual, reduzir congestionamentos e emissões, alinhando o sistema às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.”, explica Tayrone Lagares, gerente de Contratos e Convênios da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Fiscalização eletrônica e sinalização moderna

A Prefeitura também iniciou a implantação da nova etapa de fiscalização eletrônica, com a fase de testes em andamento no cruzamento da Avenida Simon Bolívar com a Rua Graciliano Ramos.

Além disso, a cidade passará por uma modernização completa da sinalização viária, que inclui:

  • Atualização dos 54 pontos semafóricos existentes, bem como também a Administração, pretende instalar novos equipamentos em locais estratégicos que apresentam essa demanda.
  • Revitalização da sinalização horizontal e vertical.
  • Padronização da acessibilidade, com rampas pré-fabricadas em material de resina de vidro, seguindo as especificações da norma NBR 9050 — um diferencial que reduzirá os custos de implantação e manutenção.

Adequação das vagas para idosos e pessoas com deficiência

A regulamentação de vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência nas áreas estratégicas é medida essencial para garantir acessibilidade, inclusão e segurança no deslocamento urbano. Ao assegurar espaços reservados e devidamente sinalizados, o Município cumpre a legislação vigente, reduz barreiras de mobilidade e promove igualdade de acesso aos serviços, comércios e equipamentos públicos. Além disso, a ordenação dessas vagas melhora a organização do tráfego, evita conflitos de estacionamento e contribui para um ambiente urbano mais humano e funcional, alinhado às políticas de mobilidade e direitos sociais.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, ressaltou que o momento é de organizar o presente pensando no futuro.
“Nossa missão é transformar diagnóstico em ação. Estamos corrigindo gargalos históricos, ampliando a segurança e qualificando o transporte público e o sistema viário do Município de Ipatinga. São medidas que impactam diretamente o dia a dia da população e que reforçam o compromisso da gestão com uma Ipatinga mais organizada e acessível”, destacou.

Toda a atualização do PlanMob está sendo acompanhada por conselhos municipais, entidades da sociedade civil e representantes técnicos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *