sexta-feira, novembro 28, 2025
DestaquesSaúde

Unidade de Saúde do Timotinho fecha o “Novembro Azul” com chave de ouro

Dr. Diego Alves foi o palestrante | Foto PCReis/JBN – 28.11.2025

TIMÓTEO  A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, encerrou nesta sexta-feira (28), na Unidade de Saúde do Timotinho, a programação especial do Novembro Azul. A ação voltada à prevenção do câncer de próstata contou com um número expressivo de participantes [homens], fato que surpreendeu os organizadores.

Durante a roda de conversa coordenada pelo médico, Diego Alves, os participantes tomaram conhecimento de que as pessoas com antecedentes familiares de neoplasia de próstata e afrodescendente tem maior predisposição e devem iniciar o check-up prostático já aos 40 anos. Para o restante dos homens, pode-se começar a investigação entre 45 e 50 anos”, afirmou o palestrante, Diego Alves. “Este check-up consta da dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue e exame de toque retal visando avaliar consistência e presença de nódulos na glândula. “Normalmente, solicita-se também ultrassonografia das vias urinárias e próstata”, esclareceu.

Presença

Dr. Diego Alves foi o palestrante | Foto PCReis/JBN – 28.11.2025

Para a Secretária municipal de Saúde, Érica Ferreira, que também marcou presença no encontro juntamente com o vice-prefeito, Marcelo Martins, disse que a Campanha Novembro Azul, que incentiva o público masculino a realizar um check-up preventivo para investigar os riscos do câncer de próstata, vêm ganhando cada vez mais relevância. A Secretária se mostrou supressa com o número de homens presentes no encontro. “Estou feliz com o número de presentes. Cuidar da saúde é de suma importância, já que o câncer de próstata é um dos tumores de maior incidência entre os homens no Brasil e no mundo”, destacou a secretária.

De acordo com a secretária de saúde e qualidade de vida, o objetivo da campanha foi alcançado: quebrar tabus e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. “O Novembro Azul é um convite à atitude. A prevenção salva vidas, e estamos oferecendo serviços acessíveis e acolhedores em todas as regiões da cidade”, disse. Érica reforçou que exames e consultas com especialistas estão disponíveis nas unidades de saúde.

Durante todo o mês, os homens que participaram das rodas de conversas nos bairros Alphaville, Ana Moura e Petrópolis, também receberam consultas preventivas, exames de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), atendimentos fundamentais para o rastreio do câncer de próstata, além de encaminhamento ao especialista, quando necessário.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *