quinta-feira, novembro 6, 2025
DestaquesMeio Ambiente

Ministério Público de Timóteo é acionado para conter possível avanço de loteamento em área de mata no Funcionários

O pedido de intervenção no Ministério Público foi feito pela Associação de Moradores do bairro Funcionários. A área pertencia a empresa Aperam, agora, poderá se tornar um grande loteamento 

TIMÓTEO – No último dia 31 de outubro, a Associação de Moradores do bairro Funcionários, através do presidente Ronaldo Cabral Dutra, protocolou no Ministério Público de Timóteo, um pedido de intervenção a fim de garantir a proteção ao meio ambiente e à ordem urbanística.

O pedido da Associação está balizado no conhecimento da comunidade de que a área de mata localizada na parte superior do bairro Funcionários, anteriormente de propriedade da empresa Aperam, foi vendida, e que o local poderá receber à implantação de um grande loteamento, o que poderá impactar a fauna e flora existente.

O líder comunitário fez constar no documento junto ao MP, que originalmente, desde 2004, à área de mata na parte alta do bairro Funcionários era classificada com Zona de Proteção Absoluta – ZP2. No entanto, a partir da Lei Municipal nº 4002, de 25 de março de 2025, surgiu a alteração para Zona Mista 3.

Conforme Ronaldo Cabral, “Zona Mista 3” objetiva ordenar e consolidar a ocupação existente e futura nestas áreas, otimizando os investimentos em infraestrutura e serviços públicos, possibilitando o desenvolvimento de atividades econômicas e sociais”, explicou o presidente da Associação, que na oportunidade, em nome dos moradores, solicitou a intervenção do Ministério Público para conter qualquer movimentação de supressão de vegetação na localidade.

Nota da Aperam

A Aperam informa que a área localizada no bairro Funcionários, no município de Timóteo, foi vendida em junho deste ano e, desde então, não integra mais seu portfólio de ativos. Durante o período em que foi proprietária, a empresa adotou todas as medidas necessárias para garantir a conformidade com as legislações ambientais e urbanísticas vigentes.

As definições sobre o uso atual da área cabem ao novo proprietário, em conjunto com a Prefeitura e os órgãos competentes de fiscalização e licenciamento.

A Aperam reitera seu compromisso com a transparência e o diálogo permanente com a comunidade, mantendo-se à disposição para contribuir com informações adicionais.

O JBN não conseguiu estabelecer contato com o novo proprietário da área. O espaço está à disposição.

 

Compartilhe em suas redes sociais

2 comentários sobre “Ministério Público de Timóteo é acionado para conter possível avanço de loteamento em área de mata no Funcionários

  • APERAM que propaga defensora do Meio-ambiente vendeu suas matas irresponsável mente. Mais irresponsável ainda foram o Prefeito e 11 vereadores que retiraram a restrição para construção na Mapa comprada da APERAM. Será que o Presidente está sabendo como foi tratado esta venda, sem o devido cuidado de preservação?

    Resposta
    • Digo, será que o Presidente da APERAM Brasil está sabendo como foi tratado esta venda…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *