Audiência Pública da Segurança em Timóteo, lota auditório da prefeitura
TIMÓTEO – Na noite desta sexta-feira (31), na presença de um ótimo público, o auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu a 1ª Audiência Pública sobre Violência Urbana, que reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no município. A audiência é uma resposta imediata do Poder Executivo Municipal ao crescente número de homicídios na cidade, destacado no decorrer do mês de outubro.
O evento contou com a presença do Capitão Vitor Prado – Prefeito Municipal; Tenente-Coronel Fabrício Pereira Silva – Comandante do 58º Batalhão da Polícia Militar; Capitão Gedaías Teixeira Xavier – Comandante da 85ª Companhia da Polícia Militar; Celinho do Sintrocel – Deputado Estadual de Minas Gerais; Coronel Warley Silva – Secretário de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga; Marcus Fernandes – vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Timóteo; Capitão Joel Mafra – Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública; Frederico Castro – Promotor de Justiça; Dra. Valdimara Teixeira – Delegacia da Polícia Civil de Timóteo; secretários municipais.

Durante o encontro, as autoridades destacaram a importância da união entre os poderes públicos para garantir mais segurança à população. Por outro lado, o Tenente-Coronel Fabrício Pereira Silva – Comandante do 58º Batalhão da Polícia Militar, após apresentar números da atuação da PM no combate ao crime, afirmou que a “cidade de Timóteo não é insegura. Seria leviano quem disser o contrário”. Vale destacar que o militar não reclamou e não mencionou o número reduzido do efetivo policial na cidade.
O Secretário Municipal de Segurança, capitão Mafra, destacou os investimentos da administração municipal em diversas áreas que contribuem diretamente com a segurança da população. Ele mencionou como exemplo, recursos aplicados na iluminação de becos e escadarias. Ele ainda mencionou que está nos planos da administração municipal implantar a Guarda Municipal, e o redimensionamento do sistema de videomonitoramento.

O prefeito Capitão Vitor Prado ressaltou que “a segurança pública é um dever conjunto entre o Estado, o município e toda a sociedade. Segundo ele, essa audiência representa um passo importante para “unirmos forças e buscarmos soluções concretas que garantam mais tranquilidade e proteção para a população de Timóteo”.
Estatística
Timóteo soma 27 assassinatos em 2025 (dados atualizados). No mesmo período do ano passado foram registrados 15 homicídios. Timóteo é a cidade com maior número de homicídios no Vale do Aço este ano, à frente de Ipatinga, com 22 e de Coronel Fabriciano, com 16.
