Pacientes reclamam da falta de médicos, dificuldade para realizar exames e consultas em Timóteo
TIMÓTEO – Pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Timóteo (MG) reclamam da falta de médicos e da dificuldade para realizar exames e consultas, o que causa longas esperas e atraso no diagnóstico e tratamento. As reclamações sobre a deficiência no atendimento têm sido recorrentes em diferentes pontos da cidade. A sugestão de pauta chegou ao JBN através de usuários das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Limoeiro, Alegre e Macuco.
Conforme informações relatadas ao JBN, que infelizmente não foram esclarecidas pela Secretaria Municipal de Timóteo, através do pedido de nota do Portal, as unidades básicas em questão, principalmente a do Limoeiro, um médico está com sobre carga de atendimento, porque um segundo profissional está licenciado.
Por outro lado, informações de servidores das unidades mencionadas, os exames e consultas com especialistas estão com muita espera, o que está causando atraso no diagnóstico e tratamento. Com informações ainda de servidores, ao que tudo indica, a prefeitura está em débito com os laboratórios que prestam serviços à Secretaria Municipal de Saúde.
Tabagismo
Outra situação questionada pelos usuários, é a de que o programa contra o tabagismo está parado na Regional Leste por falta de profissional. O programa contra o tabagismo é uma iniciativa da prefeitura que se baseia nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) para reduzir o consumo de tabaco na cidade.
As ações incluem oferecer tratamento gratuito para quem quer parar de fumar na Atenção Primária à Saúde, criar ambientes livres de fumo, fazer campanhas de conscientização e prevenção, divulgar a legislação, e realizar ações educativas em escolas.
Pedido de Nota
Para todas as situações questionadas pelos usuários, o JBN encaminhou pedido de nota à Prefeitura de Timóteo, mas até o fechamento desta edição não houve manifestação sobre o assunto.