Deputado Celinho Sintrocel participa da posse do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
REDAÇÃO – Nesta sexta-feira (26/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, no Palácio do Planalto, ao Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba (CFPS Rio Doce). O deputado Celinho Sintrocel, coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe-Rio Doce), participou do ato.
O Novo Acordo substitui o modelo anterior da Fundação Renova, responsável por 85 mil processos judiciais, e destina R$ 5 bilhões do Fundo Popular da Bacia do Rio Doce a serem investidos em 20 anos, dentro de um pacote total de R$ 100 bilhões das mineradoras. O Conselho, paritário, terá 36 membros e será responsável pelo controle social, fiscalização e aprovação de projetos em sete áreas: economia solidária, segurança alimentar, educação, tecnologias sociais e ambientais, esporte e lazer, cultura e mídias locais e defesa da terra e território.
Celinho destacou a importância de recursos voltados a iniciativas da sociedade civil: “Quem está na ponta conhece as carências e necessidades de cada lugar. A participação popular é um grande avanço.”