sexta-feira, setembro 26, 2025
DestaquesPolítica

Cartórios Eleitorais realizarão o ‘Dia B da Biometria’

FABRICIANO – No dia 4 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realizará o “Dia B da Biometria”. A ação, voltada para o cadastramento biométrico e a regularização da situação eleitoral, ocorrerá em todos os cartórios eleitorais e centrais de atendimento do estado. Estas unidades funcionarão em horário especial: das 9 às 17h.

A escolha da data não é aleatória: o dia 4 de outubro de 2025, um sábado, marca exatamente um ano antes das Eleições Gerais de 2026. Este caráter mobilizador visa não apenas ampliar a adesão à biometria, mas também estimular a participação cidadã e conscientizar a sociedade sobre a importância de manter o título eleitoral regularizado em tempo hábil para o exercício do voto.

Implantado e utilizado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitores em todo o país por meio das impressões digitais, da assinatura e de fotografia. Sua principal função é assegurar que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação. Além disso, possibilita detectar eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.

Na prática, quando o eleitor coloca o dedo no leitor digital acoplado à urna eletrônica, o sistema compara automaticamente os dados cadastrados com os da Justiça Eleitoral e libera, ou não, o voto. Isso reduz a intervenção humana, diminui as chances de erro e reforça a segurança, aumentando a confiança do eleitorado e a credibilidade dos resultados das eleições.

Cadastrar a biometria é rápido, gratuito e muito simples. Basta comparecer a qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, levando documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento ou casamento) e comprovante de endereço.

Antes de buscar atendimento, a pessoa pode consultar a situação do seu título eleitoral e verificar se a biometria já foi coletada. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) do TSE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.

A falta da coleta biométrica pode gerar, futuramente, o cancelamento do título eleitoral, que tem como consequências o impedimento de emitir passaporte, carteira de identidade, tomar posse em cargo público, obter empréstimos consignados e se inscrever em instituição de ensino superior.

Em Coronel Fabriciano, o Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h, estando localizado na Rua Pedro Nolasco, 506, Centro, próximo à Rodoviária.

Endereço dos Cartórios

Na Região Metropolitana do Vale do Aço, os cartórios eleitorais estão localizados em: Coronel Fabriciano, na rua Pedro Nolasco, 506, Centro – Telefone (31)3842-1526/e-mail zona097@tre-mg.jus.br; Ipatinga, na avenida Zita Soares de Oliveira, 134, Centro, Fone (31)3825-5167/e-mail: zona348@tre-mg.jus.br, zona130@tre-mg.jus.br, zona131@tremg.jus.br; Timóteo, à rua Maria Aparecida Martins Prado, 8, Vila dos Técnicos, Fone: (31)3848-3875/e-mail: zona098@tre-mg.jus.br.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *