segunda-feira, setembro 22, 2025
CidadesDestaques

DISTRITO DE CORDEIRO DE MINAS, EM CARATINGA, RECEBE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

CARATINGA – O distrito de Cordeiro de Minas, em Caratinga, começa a escrever uma nova página da sua história. Depois de anos de espera, moradores do distrito localizado a 53 quilômetros da sede do município estão prestes a conquistar um direito que parecia distante: a escritura definitiva de seus lotes. Essa conquista é resultado do programa de regularização fundiária “Morar Legal”, implantado pela Prefeitura Municipal e executado pela empresa Versaurb.

No dia 24 de setembro (quarta-feira), às 19h, o prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni Corrêa estará na Escola Municipal Professora Conceição Martins da Silva (rua Paulino Manoel, nº 100) para uma reunião com os moradores do Cordeiro para explicar o projeto que vai legalizar aproximadamente 500 lotes no distrito. O projeto de regularização fundiária de Cordeiro de Minas já foi iniciado, com a realização de um voo de drone que gerou imagens aéreas de alta resolução de todos os lotes do distrito, com suas medidas precisas, e do estudo fundiário.

CADASTRO SOCIAL – Nessa reunião de apresentação do projeto serão esclarecidas dúvidas e mostrado, passo a passo, como os trabalhos serão conduzidos. E já no dia seguinte (25 de setembro) será iniciado o período de cadastramento das famílias. O atendimento será feito no espaço da creche nova de Cordeiro (Centro de Educação Infantil Municipal Diretora Edna Maria Lopes Costa), na avenida Manoel Cordeiro Lúcio, nº 299. “É um sonho antigo que começa a virar realidade”, antecipa o prefeito.

O cadastro social vai levantar o perfil e a documentação das famílias e dos lotes que serão regularizados. A participação ativa da comunidade é indispensável para a conclusão dos levantamentos. Sem os documentos corretos e a presença nos encontros, o sonho pode atrasar. Ao final, os títulos de propriedade representarão mais do que papéis. Serão símbolos de segurança, cidadania e futuro.

O distrito de Cordeiro de Minas foi formado a partir de terras devolutas da União. Com o crescimento do distrito, que hoje possui aproximadamente 2,7 mil habitantes, e a ausência de registros formais de loteamentos, consolidou-se a necessidade de regularização fundiária para garantir segurança jurídica aos moradores. “Não estamos apenas regularizando imóveis, mas também fortalecendo o sentimento de pertencimento e abrindo novas oportunidades para centenas de famílias”, destacou o prefeito de Caratinga.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *