Presidente da ALMG é homenageado por associação de oficiais da Polícia Militar

REDAÇÃO – O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), recebeu, nesta quarta-feira (27/8/25), o Troféu Inconfidentes da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A honraria é destinada a autoridades e entidades que prestaram relevantes serviços às instituições.
Tadeu Leite recebeu a comenda das mãos do presidente da associação, Coronel PM Ailton Cirilo da Silva. O deputado Professor Cleiton (PV) também foi agraciado. Ao todo, foram condecoradas 129 personalidades, entre civis e militares.
O presidente da ALMG, orador da solenidade, afirmou que é uma honra e uma responsabilidade falar em nome de todos os homenageados. “Liberdade é o outro nome de Minas”. A frase atribuída a Tancredo Neves foi lembrada por Tadeu Leite. Para ele, a palavra materializa não só a identidade do Estado, mas a própria missão da associação.
“Tiradentes continua a nos inspirar”, salientou o parlamentar, que declarou seu reconhecimento e respeito às corporações militares. Segundo Tadeu Leite, não à toa o inconfidente é referência para as forças de segurança: “Tiradentes nos convoca a perseverar na construção de políticas públicas e valores democráticos, alicerçados nos ideais de liberdade e justiça da Inconfidência Mineira”.
“Desde a sua criação, em 2015, destacamos trajetórias que se confundem com a consolidação de um Estado mais democrático, solidário e atento às demandas da população. São homens e mulheres que, assim como os inconfidentes, não se resignaram diante das dificuldades, atuando com coragem e espírito público”, ressaltou o presidente da associação.
Ailton Cirilo acrescentou que a homenagem não se limita a um olhar para o passado, mas também reafirma um compromisso com o futuro. O Troféu Inconfidentes é um convite à reflexão sobre o papel de cada cidadão: “A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, que exige o trabalho conjunto de Estado e sociedade”.
Para o coronel, o cenário atual apresenta grandes desafios, “a democracia vive um momento de tensão”, o que, segundo ele, torna o papel da associação ainda mais relevante: “É um espaço para nos fortalecer, uma trincheira em defesa da família militar”.