sábado, agosto 23, 2025
DestaquesEducaçãoEsporte

Atletas ipatinguenses garantem quase 30 medalhas no JEMG e vão disputar competições nacionais

IPATINGA – A cidade de Ipatinga mais uma vez mostrou que é um celeiro de grandes atletas e que o incentivo ao esporte tem feito a diferença na revelação de novos talentos. Durante participação na etapa estadual II dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, realizada de 11 a 17 de agosto, nas cidades de Araguari e Uberlândia, os representantes ipatinguenses brilharam e subiram ao pódio várias vezes.

Os representantes de Ipatinga voltaram para casa com 28 medalhas, sendo 11 de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. As conquistas foram alcançadas nas modalidades de judô, natação e atletismo.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, parabenizou os atletas, famílias, técnicos e instituições envolvidos nessa jornada. “Cada conquista é fruto de muito esforço, dedicação e trabalho em equipe. Ipatinga tem se consolidado como uma cidade que investe e acredita no poder transformador do esporte. Temos apoiado e incentivado nossos atletas por meio de diversos programas, projetos e iniciativas, porque acreditamos que o esporte forma cidadãos, abre oportunidades e projeta nossa cidade para além das quadras e pistas. Estamos muito orgulhosos desses jovens talentos e do futuro que eles estão construindo”, ressaltou.

E não para por aí. Graças à desenvoltura alcançada na competição, seis jovens talentos conquistaram a oportunidade de participar de competições em nível nacional: Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e Jogos da Juventude.

A Isabella Brasil, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, competiu pelo atletismo e conquistou três medalhas: 1º lugar no pentatlo, no revezamento 4×400 (prova em equipe) e o 3º lugar no salto em altura. A jovem atleta está feliz em poder representar Ipatinga e almeja a carreira profissional.

“É o meu sonho, eu acordo diariamente pensando nisso, em como eu posso ser melhor e quem sabe um dia sair do atletismo amador para o profissional, para o alto rendimento, novas competições, talvez até internacionais. Então é um sonho, mas que eu faço de tudo para poder realizar”, declarou.

Importância do esporte

A professora Thauana Malaquias, que treina parte dos atletas do atletismo da Usipa, ressalta a importância do esporte para a formação desses jovens, contribuindo para o futuro deles e dos adultos que vão se tornar.

“A gente pensa não só hoje como atleta, mas futuramente, porque uma das nossas exigências é também na escola: ir bem na escola para se tornar cidadãos de bem e futuros profissionais das áreas que escolherem. Trabalhamos disciplina, educação, principalmente em todas as áreas. Temos vários relatos dos pais, que nos mandam mensagens agradecendo a transformação que os filhos têm dentro de casa, no respeito, nas disciplinas, nos estudos e, consequentemente, trazem isso para a vida esportiva e pessoal deles.”

Sobre as competições nacionais

Os Jogos da Juventude, organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Neste ano, os jogos vão acontecer de 10 a 25 de setembro, em Brasília, e a expectativa é de quase 5.000 jovens atletas de todas as regiões disputando medalhas em 20 modalidades esportivas.

Já os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s/2025) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério do Esporte, o Governo do Estado de Minas Gerais e com o apoio da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). O evento ocorrerá entre os dias 5 e 28 de outubro, em Uberlândia. Os JEB’s são a principal competição escolar do país e também funcionam como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares.

Ana Júlia Ribeiro dos Santos, de 16 anos, do Judô e estudante do Pilar Instituto de Educação, foi medalha de ouro no JEMG e fala da expectativa e da alegria em representar Ipatinga. “Eu estou ansiosa, animada. Os Jogos da Juventude são uma competição que abre portas para muitas oportunidades, inclusive fora do país. Espero ter um bom resultado, e vou treinar bastante para isso”, declarou.

Na natação também teremos representante. Pétrick Gessé, de 13 anos, da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, garantiu ouro nos 50 metros livre e bronze nos 100 metros livre, e já se prepara para o JEB’s. “Estou bastante ansioso e vou tentar intensificar ao máximo os treinos para chegar lá e dar o meu melhor. Estou muito orgulhoso de representar nossa cidade”, afirmou.

Vão representar Ipatinga em comeptições nacionais os seguintes atletas:

 Isabella Brasil, 17 anos (atletismo) – Jogos da Juventude

  • Miguel Costa Cruz, 13 anos (atletismo) – Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)
  • Raissa Estefani Fernandes dos Santos, 16 anos (atletismo) – Jogos da Juventude
  • Kaleb Eduardo Santiago Madeira, 15 anos (atletismo) – Jogos da Juventude
  • Ana Júlia Ribeiro dos Santos, 16 anos (judô) – Jogos da Juventude
  • Pétrick Gessé, 13 anos (natação) – Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *