sexta-feira, agosto 8, 2025
DestaquesSaúde

Agosto Dourado: Timóteo realiza roda de conversas e palestras nas Unidades de Saúde

TIMÓTEO – Agosto é marcado por uma campanha de grande relevância para a saúde pública do país: o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2017, o movimento reforça a importância do leite materno como alimento padrão ouro para os primeiros anos de vida, destacando seus benefícios nutricionais, imunológicos e afetivos.

Em Timóteo, durante todo o mês, as usuárias da rede pública de saúde terão acesso a informações, por meio de palestras e dinâmicas, preparadas por cada UBS, sobre a importância do aleitamento materno e também sobre os cuidados com relação a saúde da mulher no período gestacional e na fase puerperal.

A orientação é que as usuárias procurem a UBS mais próxima de suas residências e busquem informações sobre os serviços prestados pela rede pública no que diz respeito as puérperas e aleitamento materno.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as palestras realizadas nas UBS, bem como todo o processo de atendimento da usuária puérpera, recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de idade, sem necessidade de água, chás ou outros alimentos e que a amamentação seja mantida até os dois anos ou mais, com introdução gradual de alimentos complementares a partir do sexto mês.

Aleitamento Materno também tem a ver com Meio Ambiente

Em 2025, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorreu entre os dias 01 e 07 de agosto, reforçou que amamentar também é um gesto sustentável. O leite materno não gera resíduos, não consome energia para produção e transporte, e contribui para a saúde do planeta.

Muito além do que nutrir

O aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e bebê, estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, e reduz riscos de doenças como obesidade, alergias e infecções respiratórias. Para as mães, os benefícios incluem menor risco de câncer de mama e ovário, além de recuperação mais rápida no pós-parto.

O Agosto Dourado é, portanto, um chamado à sociedade para apoiar, informar e acolher todas as mulheres em sua jornada de amamentar — com respeito às suas escolhas e limitações.

Programação das UBS – Agosto Dourado:

UBS Timotinho

  • 01/08, às 13h

UBS Macuco

  • 06/08, às 13h

UBS Petrópolis

  • 06/08, às 14h

UBS Quitandinha

  • 13/08, às 15h

UBS Primavera

  • 14/08, às 13h

Mário de Souza

  • 18/08, às 13h

UBS Cachoeira do Vale

  • 19/08, às 13h

 UBS João XXIII

  • 19/08, às 13h

UBS Alegre

  • 29/08, às 14h

UBS Alphaville

  • 22/08, às 09h

UBS Limoeiro e Recanto Verde

  • 22/08, às 13h

UBS Novo Tempo

  • 22/08, às 13h

UBS Ana Moura

  • 28/08, às 13h

UBS Ana Rita, Sede, Bela Vista (na Praça 29 de Abril)

  • 29/08/2025, às 13h

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *