Justiça Eleitoral descarta mudanças na Câmara de Timóteo. Totalização dos votos da eleição 2024 está concluída
TIMÓTEO – O presidente da 98ª Zona Eleitoral de Timóteo/MG, doutor Daniel da Silva Ulhôa, publicou nesta terça-feira (5) o relatório do resultado da totalização dos votos da eleição de 2024, com a nulidade dos votos dos Partidos União e Mobiliza. Anterior ao processo de totalização dos votos, havia expectativa de até mudanças no quadro de titulares da Câmara de Timóteo, o que está totalmente descartado.
A situação pela atualização do quociente se deu a partir da ocorrência de fraude eleitoral à cota de gênero pelos partidos União Brasil e Mobiliza do município de Timóteo nas eleições de 2024. A ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pelo Ministério Público.
Na primeira ocorrência que reconheceu a fraude na cota de gênero por parte do partido Mobiliza, foi dada a nulidade de 681 votos adquiridos nas eleições de 2024. Já o partido União Brasil, também condenado pelo mesmo motivo, recebeu a nulidade de 1.479 votos.
Assim, com a atualização do quociente eleitoral das eleições de 2024, mesmo retirando a votação dos dois partidos condenados [2.160 votos nulos], descartou-se completamente uma possível alteração na composição da Câmara de Timóteo.
ENTENDA O CASO
A 98ª Zona Eleitoral de Timóteo/MG, reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero pelos partidos União Brasil e Mobiliza, do município de Timóteo, nas eleições de 2024. A ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, sob a alegação de prática de fraude à cota de gênero nas eleições proporcionais de 2024, no município de Timóteo/MG.
Aduz o Ministério Público Eleitoral que os partidos União Brasil e o Mobiliza, registraram candidaturas femininas fictícias para preencher formalmente o percentual mínimo legal de 30% do sexo feminino, sem que essas candidatas tivessem efetiva intenção de participar do pleito.