Polo Cine Vales propõe o audiovisual como motor da nova economia regional
FABRICIANO – Nos dias 25 e 26 de julho de 2025, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), em Coronel Fabriciano, será palco do Seminário Polo Cine Vales – A Nova Indústria Criativa em Movimento. O evento coloca em pauta o potencial do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural para a Região Metropolitana do Vale do Aço e territórios vizinhos.
Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE/MG) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), o seminário busca fortalecer o audiovisual como parte de uma política pública integrada, sustentável e inovadora, alinhada às vocações criativas e produtivas do interior de Minas Gerais.
Um novo arranjo para uma nova economia
Entre os principais temas está a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do Audiovisual, modelo que promove o desenvolvimento regional a partir da articulação entre empresas, profissionais, instituições de ensino e o poder público. A ideia é integrar toda a cadeia produtiva: formação técnica e criativa, infraestrutura, serviços de apoio, festivais, plataformas de exibição e mecanismos de financiamento.
A proposta parte de uma base já consolidada: nos últimos anos, o Vale do Aço se destacou pela produção de longas e curtas-metragens com forte participação local. Algumas dessas obras já circulam em festivais nacionais e internacionais, demonstrando talento, qualidade e um ambiente fértil para consolidação de um polo audiovisual.
Palestra
A programação do seminário conta com a presença de César Piva, idealizador e gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com sede em Cataguases (MG) – hoje uma das principais referências no país em políticas públicas voltadas ao setor.
César compartilhará sua experiência na estruturação do APL do audiovisual em Cataguases e abordará os caminhos e desafios enfrentados para transformar o setor em motor econômico regional, por meio de parcerias entre governos, universidades e a iniciativa privada. Sua palestra será no dia 25, às 19h.
Oficinas práticas e experiências imersivas
Na semana que antecede o evento principal, entre os dias 19 e 21 de julho, será realizada uma oficina inédita no Brasil: a Oficina de Filme em 16mm, que propõe uma vivência prática com película, utilizando equipamentos clássicos como a câmera Arriflex 35mm — a mais utilizada nos grandes filmes da história do cinema. Com apenas 12 vagas, a oficina oferece uma imersão no cinema analógico e na sua transição para o digital.
Além disso, no sábado (26), das 14h às 18h, serão realizadas outras duas oficinas: Atuação para Cinema, com o cineasta e diretor da Cia. Ideia de Teatro Beto de Faria, e Criação de Lives, com o comunicador digital Wellington Silveira.
Seminário Polo Cine Vales – A Nova Indústria Criativa em Movimento
Dias: 25 e 26 de julho de 2025
Horários: 25/07 às 19h | 26/07 das 14h às 18h
Local: Auditório Sr. Zezinho – Unileste – Coronel Fabriciano (MG)
Destaque: Palestra com César Piva – Polo Audiovisual da Zona da Mata
Realização: Filminas
Apoio institucional: SEDE/MG e ARMVA
Inscrições e mais informações: www.polocinevales.com.br