Timóteo sediou o 5º Encontro das Afromineiridades com a presença de 14 Guardas de congado
TIMÓTEO – A Praça 29 de abril da Regional Sul de Timóteo foi palco de grandes atrações da cultura Mineira: o Encontro Estadual de Congadeiros e o 5° Encontro das Afromineiridades no último final de semana (05 e 06). O evento também comemorou os 20 anos da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário.
O encontro de congadeiros contou com a participação de 14 Guardas de congado vindo de várias cidades de várias regiões mineiras. O ponto alto deste encontro foi a certificação dos grupos de congados presentes com o reconhecimento oficial de patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais.
Para o Mestre Capitão Mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, anfitriã do festejo, Luís Fabiano dos Santos, a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo tem valorizado os congadeiros. “Hoje somos reconhecidos e valorizados em todos os sentidos. E isso não pode ser esquecido. O quanto de esforços o secretário “congadeiro” Leônidas Oliveira tem feito para o reconhecimento da cultura afromineira “, parabenizou o Mestre Capitão.
Leônidas Oliveira indicou um congadeiro à frente da direção de Memória e Patrimônio do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), o Capitão Adriano Maximiano, do Moçambique de Iricenea
Homenagem
A certificação individual dos congadeiros ficará eternizado para sempre, foi o momento mais emocionante do domingo (06) onde Mestra Maria Pereira dos Santos, a popular Fia, Capitã Regente do Congado São Sebastião de Timóteo, foi a homenageada com a certificação Honra ao Mérito dando seu nome a certificação 2025 a todos congadeiros.
Fia é filha do saudoso Mestre Manoel Vitório um dos pioneiros do Vale do Aço na promoção da cultura congadeira. Na avaliação da Capitã Regente do Moçambique de Timóteo, Gleise Silva, “a Fia é uma memória viva da nossa arte, onde a história da sua luta é resistência merecia este reconhecimento”.
Atrações
5° Encontro da Afromineiridades também foi rodeado de belas atrações com a participação dos grupos Ingoma, de Juiz de Fora liderada pelo músico Lucas Soares, e o Valentinas, de Timóteo liderado pelo Mestre Emerson Geleia, que encantaram o público com várias canções populares de raízes congadeiras, e do Batuque de Sinha de Ferros, do Mestre Bebeto, que trouxe a riqueza das pastorinhas.
Finalizando o Afromineiridades, a Bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Sede, do Bela Vista, ditou o ritmo do Carnaval 2026. A presidente Adriana Silva voltou a dizer que o Império vem forte é unida para reverenciar o saudoso José Ferreira, mais conhecido como Biao. “Infelizmente, ele nos deixou este ano, mas o seu amor pelo Império há de prevalecer em nossos corações”, ponderou a agente cultura Adriana Silva, que também é integrante do Moçambique de Timóteo.
Por último, o Reinado do Divino Espírito Santo, representado pelos jovens Gabriele Vitória é Lucas Neves, caminhou pelas ruas da cidade rodeados de muito amor e fé com sentimento do dever cumprido. Lucas Neves, pela segunda vez Rei Festeiro, é também o Rei Perpétuo da Coroa do Divino Espírito Santo, na qual ele atua como presidente da única folia de Reis em atividades no Vale do Aço. Já Gabriele Vitória é congadeira filha da Capitã Elizabete Rodrigues, do Moçambique de Timóteo.
Os festejos dos 20 anos do Moçambique de Timóteo tiveram como base de apoio a força da comunidade de Timóteo e recebeu recursos de emenda parlamentar, além da parceria da Prefeitura de Timóteo.