Veja vídeo: Chuva da madrugada inunda avenida e casas no bairro Timotinho/Alvorada, em Timóteo
TIMÓTEO – Na madrugada deste domingo (27), a forte chuva que durou aproximadamente 1 hora, fez muitos estragos em Timóteo, na região dos bairros Alvorada e Timotinho. O Ribeirão Ana Moura, que corta os dois bairros através da avenida Rio Grande do Sul, saiu do seu leito e invadiu diversas residências. A Defesa Civil de Timóteo fala em tromba d’água.
Ainda durante a madrugada, a Defesa Civil da Prefeitura de Timóteo foi acionada pelo vereador Wladimir Geraldo de Lana, o Careca, que também juntamente com outros populares deram inicio aos trabalhos de socorro aos moradores. O prefeito Capitão Vitor Prado também se deslocou para a região ainda durante a madrugada.
Para se ter uma ideia da força que ganhou as águas do Ribeirão Ana Moura, as duas pontes localizadas na avenida Rio Grande Sul, ficaram submersas e com muita galhada presa nos corrimãos.
A Defesa Civil, máquinas e trabalhadores da Secretaria de Obras da Prefeitura estão no local desde as primeiras horas após a chuva. No entanto, segundo informações ninguém ficou ferido. Os moradores ainda contabilizam prejuízos materiais.
Na madrugada deste domingo, 27 de abril de 2025, uma forte tromba d’água atingiu o bairro Alvorada, provocando o transbordamento do córrego Timotinho e inúmeros prejuízos materiais. Felizmente, apesar da gravidade da situação, não houve vítimas fatais.
Manifesto aqui minha solidariedade a todas as famílias atingidas e parabenizo a Administração Municipal pela pronta resposta no socorro aos afetados.
Por diversas ocasiões, defendi a necessidade de Timóteo elaborar um Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas, baseado em estudos hidrológicos e no mapeamento das áreas de risco de alagamento. Um plano estruturado poderia indicar medidas emergenciais a serem adotadas em situações como essa, além de orientar a expansão urbana, o licenciamento de edificações e as rotinas de manutenção dos córregos.
Sei que uma tromba d’água possui um grau elevado de imprevisibilidade. Ainda assim, acredito firmemente que a prevenção e o planejamento podem reduzir danos, salvar vidas e proteger o patrimônio das famílias timoteenses.
Sigamos na esperança e no trabalho para construir uma cidade mais resiliente e segura para todos.