terça-feira, janeiro 20, 2026
DestaquesEducação

Deputado Celinho comemora o início das aulas da UFOP em Ipatinga. Reitor confirma a data de 30 de março

Celinho Sintrocel foi o primeiro parlamentar a se reunir com o reitor da UFOP, Luciano Campos da Silva

IPATINGA – A notícia do início das atividades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Vale do Aço, com campus em Ipatinga, foi comemorado pelo deputado estadual Celinho do Sintrocel e outras lideranças políticas. As aulas estão confirmadas para começar no dia 30 de março e, de forma provisória, funcionarão na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, espaço cedido pela Prefeitura de Ipatinga.

Celinho Sintrocel foi o primeiro parlamentar a se reunir com o reitor da UFOP, Luciano Campos da Silva, em fevereiro de 2025, reforçando o compromisso com a expansão da universidade na região, inclusive com a proposta de destinar recursos da repactuação do desastre de Mariana. O deputado tem enfatizado que a instalação da universidade transforma a região, trazendo desenvolvimento industrial e tecnológico. 

Reitor da UFOP, professor Luciano Campos

A confirmação foi feita pelo reitor da UFOP, professor Luciano Campos. O curso inaugural do campus será o de Pedagogia. Os estudantes que se inscrevem no SISU até o próximo dia 23 já encontram a opção do campus de Ipatinga disponível no sistema do Governo Federal.

A universidade já realizou o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção do campus definitivo. A formalização do contrato encontra-se em fase final. Outro ponto importante é que a contratação de professores para a unidade já está garantida.

Pedra fundamental

Segundo o reitor, no próximo dia 6 de fevereiro será realizado o lançamento da pedra fundamental do campus definitivo, que será construído na antiga área da Suplan, no bairro Cidade Nobre. O evento deverá contar com a presença de representantes do Ministério da Educação, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Executivo Federal.

Durante o evento, também deverá ser formalizada a parceria entre o município de Ipatinga e a UFOP para a cessão do espaço provisório onde funcionarão as atividades acadêmicas.

Novos cursos

A previsão da universidade é que novos cursos sejam implantados ainda este ano. A graduação em Direito é a que se encontra em estágio mais avançado de análise no Ministério da Educação. Também estão em estudo cursos na área da saúde, além da possibilidade futura de implantação do curso de Medicina, considerado um dos mais aguardados pela população da região.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *