Circuito de Eficiência Energética da Cemig oferece atividades gratuitas em Ipatinga

IPATINGA – O Circuito de Eficiência Energética da Cemig vai receber de braços abertos crianças, jovens e toda a comunidade da cidade de Ipatinga. A iniciativa, totalmente gratuita, traz uma proposta inovadora de aprendizado por meio da gamificação, cujo objetivo é promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável e inteligente da energia elétrica, criando uma cultura de hábitos que beneficiam o meio ambiente e orçamento familiar. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig.
Em Ipatinga, a estrutura será disponibilizada na Praça João Teófilo Pereira, no Cidade Nobre, no dia 30/1, e dias 2 e 3/2. O atendimento será realizado das 9 às 17 horas e contará com monitores que guiarão as atividades. Entre elas, estão um caminhão que, em seu interior, traz um jogo do estilo escape room, no qual os visitantes deverão resolver desafios de energia elétrica.
Além do jogo no interior do caminhão, que é totalmente acessível para atender a pessoas com deficiência, a estrutura conta com uma tenda tecnológica, onde são realizados diferentes jogos, com destaque para o de realidade virtual.
Toda a estrutura foi pensada para oferecer uma experiência que oferece diversão e conhecimento com foco no fomento da mudança de hábitos, reduzindo o desperdício de energia elétrica e contribuindo para a sustentabilidade dos municípios mineiros por onde o projeto passa. As técnicas dos games são aplicadas em situações cotidianas, o que favorece o aprendizado.
Programa de Eficiência Energética
Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Programa de Eficiência Energética da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos nos 774 municípios da área de concessão da companhia. Em seus mais de 25 anos de atuação, o programa foi responsável pela economia de 7.423 GWh — energia suficiente para abastecer cerca de 3,5 milhões de clientes durante um ano.
Além disso, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 520 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, o equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da Mata Atlântica ao longo de 20 anos.
