Estádio Independência inova com o conforto de pessoas com Transtorno do Espectro Autista
BELO HORIZONTE – Provando que o futebol vai muito além das quatro linhas e é, sim, para toda a família, o América Futebol Clube anunciou uma surpresa para os seus torcedores com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o lançamento da primeira Sala de Acomodação Sensorial da Arena Independência, em MG. Prevista para ser lançada na segunda quinzena de agosto, o projeto visa oferecer mais conforto e bem estar aos torcedores neurodivergentes e suas famílias.
De acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE em 2022, no Brasil, haviam 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com o TEA, números que correspondiam a 1,2% do total da população brasileira. No futebol, cada vez é possível ver pessoas com o Espectro Autista frequentando estádios e participando de torcidas que levantam essa bandeira.
O projeto, idealizado em parceria com a MC Games, patrocinadora master do clube, está em fase final de adaptação. A sala contará com ampla estrutura para atender ao torcedor autista, oferecendo decoração personalizada, equipamentos orientados e profissionais especializados para acompanhar e proporcionar ao torcedor americano com autismo mais conforto e uma condição mais humanizada no estádio.
A expectativa é que para o jogo da 24° rodada do Campeonato Brasileiro, diante da equipe Avaí, o espaço esteja à disposição do torcedor americano.