Recepção positiva impulsiona novas etapas do Mediando Saberes nas escolas municipais e estaduais de Timóteo

TIMÓTEO — O projeto Mediando Saberes se prepara para uma nova etapa após a boa recepção nas escolas municipais e estaduais de Timóteo. “A repercussão positiva nas unidades de ensino fortaleceu o reconhecimento do projeto como ação de educação patrimonial e cidadania”, observa a coordenadora Janaína Araújo, que tem dialogado com a Secretaria de Educação sobre a ampliação das ações.
No dia 24 de novembro, às 8h, Janaína participou de uma reunião individual com a secretária France-Jane Araújo Pereira, titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, acompanhada da subsecretária de Educação, Maria do Rosário Rocha Ribeiro Aguiar, e da coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Édima Martins da Silva Moreira. Foi nesse encontro que a equipe destacou a importância da cartilha Mediando Saberes para o fortalecimento da identidade cultural do município.
Segundo France-Jane, o material — que reúne informações sobre os patrimônios culturais de Timóteo — será utilizado como fonte de pesquisa e apoio pedagógico pelos alunos da rede municipal. Em reunião posterior, com diretores das escolas (da qual Janaína não participou), a Secretaria entregou um exemplar da cartilha a cada unidade da rede, reforçando a proposta de incorporá-la às atividades em sala de aula.
A próxima etapa do projeto prevê a apresentação do material à comunidade e a busca por recursos para novas impressões, garantindo acesso ampliado à publicação. Para a secretária, “reconhecer, valorizar e preservar a história local é fundamental para a formação cidadã e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os timotenses”.
Além da incorporação do material ao cotidiano escolar, a Secretaria manifestou interesse em incluir o Mediando Saberes na programação oficial do aniversário de Timóteo, em abril de 2026, o que ampliaria sua visibilidade e sinalizaria a institucionalização da ação no calendário cultural e educacional do município.
EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E COMUNIDADE
Durante a passagem pelas escolas, o projeto promoveu reflexões sobre a importância do patrimônio cultural e o papel da comunidade na preservação da memória coletiva. Os estudantes demonstraram curiosidade sobre o valor histórico e simbólico de espaços como hospital, biblioteca, prefeitura e praças dos bairros. “Buscamos aproximar ainda mais a educação formal do cotidiano e fortalecer a valorização dos bens culturais do município”, afirma Janaína.
“A cartilha tem se mostrado uma importante ferramenta pedagógica para aproximar os alunos da história, da cultura e do meio ambiente de Timóteo”, destaca Cleunice Oliveira de Souza Araújo Lopes, diretora da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho.
As atividades envolveram 38 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, 325 estudantes do 3º ao 5º anos da Escola Estadual Getúlio Vargas e 70 alunos do 7º ano da Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks. Ao longo das apresentações, os estudantes refletiram sobre os bens culturais do município, propuseram o reconhecimento de novas manifestações — como a Cantata de Natal — e demonstraram interesse em preservar espaços e tradições locais.
ARTE, MEMÓRIA E PERTENCIMENTO
“A realização do projeto possibilitou perceber uma mudança significativa no olhar dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Eles passaram a enxergar a cidade com maior orgulho, pertencimento e senso de responsabilidade”, afirma Janaína.
Ela reforça que o Mediando Saberes se consolida como uma ação que une arte, memória e escola. “Com o lançamento destinado a um público mais amplo e com o diálogo aberto com a Secretaria de Educação para atuar nas comemorações de 2026, o projeto reafirma seu compromisso em manter viva a história e a identidade de Timóteo, valorizando os diferentes olhares que compõem o território e garantindo que o conhecimento circule para além dos muros da escola”, conclui.
