Fundação Aperam Acesita realiza cerimônia do Prêmio Educador Integrador 2025

TIMÓTEO – A cerimônia de entrega do Prêmio Educador Integrador 2025 e o lançamento do livro “Boas Práticas na Educação” marcaram mais um importante momento do Projeto Integrador, reafirmando o compromisso da Aperam e da Fundação Aperam com a educação e com o desenvolvimento social nos territórios em que atuam. Realizada na noite de segunda-feira (1/12), no Grêmio da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, a premiação reuniu autoridades locais, educadores e convidados.
O Projeto Integrador é desenvolvido em colaboração com as Secretarias Municipais de Educação de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha desde 2018. Neste ano, as Secretarias de Timóteo, no Vale do Aço, e Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, passaram a contar com a iniciativa. As Superintendências Regionais de Ensino de Coronel Fabriciano e de Diamantina também apoiam o projeto.
Rafael Castro, usuário do Centro Dia da Apae de Timóteo, abriu a cerimônia com a interpretação de Charles Chaplin e seu personagem, Carlitos, com a música Luzes da Ribalta.
Nesta primeira edição, o prêmio contou com a participação de nove municípios e recebeu 60 inscrições, das quais 42 foram validadas e avaliadas, representando o empenho e o protagonismo de professores, pedagogos e diretores da rede pública.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Luiz Magalhães, todos os projetos que concorreram são dignos de premiação pela diferença que já fazem para os estudantes. “Nossa gratidão aos professores que acreditam nos projetos que criaram, que já trazem resultados para as escolas. O Prêmio Educador Integrador reafirma nosso compromisso com a educação para valorizar os educadores que se destacaram. Também por podermos materializar as experiências em um livro que será inspiração para outros municípios que ainda não tiveram oportunidade de receber o Projeto Integrador “, frisou.

O prefeito de Timóteo, Vitor Prado, também prestigiou a 1ª edição do Prêmio Educador Integrador. “A educação de qualidade é compromisso de todos nós. Um amor por ensinar uma criança a ler e a escrever transforma o futuro delas e de muitas pessoas. Reconheço os educadores do nosso município e sou grato, assim como agradeço a minha primeira professora, a quem devo as conquistas que alcancei em minha trajetória profissional”, comentou.
Todos os municípios participantes estiveram representados. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação de Timóteo, France-Jane Araújo Pereira; do vereador Professor Diogo; e da diretora da SRE de Coronel Fabriciano, Edvania Lana de Morais. Representando o Vale do Jequitinhonha, participaram Eliane Pires Rodrigues, coordenadora pedagógica de Itamarandiba, além das secretárias de Educação de Veredinha, Marinalva Gonçalves, e de Carbonita, Vanda Helena Moreira.
Reconhecimento
Hellen Nascimento foi premiada na categoria Educador Integrador – Sala de Aula 1º ao 5º ano, com o projeto “Alfabetização Matemática por meio de Práticas de Educação Financeira”, da Escola Municipal Novo Tempo de Timóteo. “A educação transformou a minha vida. Sonho e trabalho muito para que os meus alunos, que têm a mesma realidade que tinha quando criança, tenham mais oportunidades como eu tive. Esse prêmio veio para me fazer acreditar ainda mais que meu sonho é possível de realizar”, declarou.
Do Vale do Jequitinhonha, Edméia Luana foi a vencedora da categoria Educador Integrador na Sala de Aula Ensino Médio, com o projeto “Eleições na Escola”, da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra de Itamarandiba. “Hoje, o Vale do Jequitinhonha não é mais um lugar de extrema pobreza e devemos isso ao que a Aperam tem feito em nossa região. Nossos alunos têm condições de estudar porque recebem material escolar e as escolas têm o apoio que precisam para mudar a realidade. Com esse projeto, eles aprendem sobre cidadania e como podem ser agentes de transformação”, revelou.
Também foram premiados na Categoria Gestão Escolar Elaine Calixto de Oliveira Vieira, com o projeto “Horta dos Sabores – Educação, Sustentabilidade e União”, da Escola Municipal Novo Tempo de Timóteo; Categoria Pedagógica – Deysiane Alves Cordeiro, com o projeto “Crescendo com os Livros”, do Instituto Educacional Bonequinho Doce de Veredinha – Vale do Jequitinhonha; Categoria Educador Integrador – Sala de Aula Educação Infantil – Élen Adriana Pereira de Souza, com o projeto “Minha cidade… meu lar!”, da Escola Municipal de Educação Infantil Prefeito José Lemos de Carbonita – Vale do Jequitinhonha.
Na categoria Educador Integrador – Sala de Aula 6º ao 9º ano, foi premiado o professor Donizete Alexandrino de Sousa, com o projeto “Educação Financeira: Em Busca de Meu Sonho”, da Escola Estadual Coronel Jonas Câmara de Itamarandiba – Vale do Jequitinhonha. E na categoria Educador Integrador – Sala de Aula AEE, a professora Adriana dos Santos Sá Pedroni, com o projeto “Autobiografia”, da Escola Estadual Tenente José Luciano de Timóteo.
Além dos educadores premiados, o Prêmio Educador Integrador também reconheceu outros cinco profissionais com Menção Honrosa, em destaque pelo impacto e qualidade de suas práticas pedagógicas.
Livro Boas Práticas
Lançado durante a premiação, o livro “Boas Práticas na Educação”, de autoria da professora doutora Marli Andrade, que é a assessora pedagógica do Projeto Integrador, juntamente com o gestor de projetos Paulo Henrique Silva. O livro reúne as práticas pedagógicas mais exitosas das escolas do Vale do Jequitinhonha que participam do projeto desde 2018.
O projeto Integrador desenvolveu um modelo de planejamento anual e replicável, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Sua implementação oferece por meio de assessoria técnica, conhecimento e acesso aos referenciais legais, teóricos e práticos, que facilitam o alcance de resultados educacionais consistentes.
“A Fundação Aperam e a Aperam começaram a formar um legado para a educação dos Vale do Jequitinhonha e do Aço muito antes da BNCC ser instituída. O que vemos os educadores fazendo nas escolas é resultado, primeiro, da existência do Programa de Melhoria da Qualidade da Educação, criado pela Fundação há mais de 20 anos, que abriu a possibilidade para o Projeto Integrador. Depois, a criação do Prêmio Educador Integrador, para reconhecer as boas práticas. E terceiro pelo lançamento do livro que reúne essas boas práticas. Isso mostra o quanto a Fundação se compromete em iniciar e concluir iniciativas que possam eternizar e multiplicar as vivências”, enfatizaram Marli Andrade e Paulo Silva.
