quinta-feira, novembro 27, 2025
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Trem de Férias: Celinho Sintrocel quer manter paradas tradicionais e horário permanente

O deputado Celinho Sintrocel enviou um ofício à Vale S.A. e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  para garantir a manutenção das estações historicamente atendidas e a continuidade do horário noturno durante todo o ano

BELO HORIZONTE – Nesta quinta-feira (27), realizou-se, na Estação Ferroviária de Belo Horizonte, a cerimônia simbólica que marcou o início das operações do Trem de Férias da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Embora a operação oficial comece em 1º de janeiro, o evento reuniu autoridades, representantes da Vale e lideranças regionais para apresentação do novo modelo de funcionamento. O mandato do deputado esteve Celinho Sintrocel esteve presente na solenidade.

Celinho, que se empenhou junto à Vale e à ANTT para a abertura de mais um horário de trem entre Belo Horizonte e Vitória, saudou a iniciativa do Trem de Férias. Contudo, manifestou preocupação com o formato anunciado pela empresa, que limita o serviço ao período de férias e exclui paradas tradicionais ao longo da ferrovia, prejudicando milhares de usuários.

O deputado enviou um ofício à Vale S.A. e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cobrando providências para garantir a manutenção das estações historicamente atendidas e a continuidade do horário noturno durante todo o ano.

Segundo Celinho, a proposta apresentada pela empresa cria um desequilíbrio territorial injustificável, especialmente na Região Metropolitana do Vale do Aço. Pelo modelo divulgado, apenas Ipatinga teria parada noturna, deixando de fora municípios como Santana do Paraíso, Timóteo e Coronel Fabriciano, além de localidades como João Monlevade, Antônio Dias, Ipaba, Periquito, Pedra Corrida, Tumiritinga, São Tomé do Rio Doce e Barra do Cuité.

“Não faz sentido falar em integração regional excluindo justamente quem depende do trem todos os dias. A população luta há décadas pelo retorno permanente de um segundo horário, e agora não pode ser penalizada com um serviço limitado e incompleto”, afirmou o deputado.

Celinho destaca que o Trem de Passageiros diurno opera com alta taxa de ocupação, filas e grande demanda reprimida, comprovando que existe público suficiente para manter dois horários ao longo dos 12 meses do ano.

Outra preocupação é a segurança e a infraestrutura das estações, que precisam cumprir as obrigações regulatórias da concessão: iluminação adequada, acessibilidade, sinalização e controle operacional. A ANTT, segundo Celinho, tem responsabilidade legal de fiscalizar o contrato e garantir que a operadora cumpra o compromisso de integração territorial previsto na renovação da concessão.

Além do ofício, o deputado protocolou requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitando a realização de audiência pública na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. O objetivo é debater com ANTT, Vale, prefeitos, vereadores, movimentos sociais e usuários os critérios adotados para o Trem de Férias e a necessidade de manter e ampliar o serviço regular de passageiros ao longo de todo o ano.

A justificativa do requerimento aponta que o formato proposto pela Vale contraria expectativas históricas da população e compromete o papel social, econômico e territorial da ferrovia para o Vale do Aço, Médio Piracicaba e Vale do Rio Doce. Além disso, lembra que a integração regional é um compromisso formal da concessão e que decisões unilaterais da operadora podem gerar prejuízos irreversíveis às comunidades atendidas.

“O trem é parte da identidade e da vida da nossa região. É seguro, acessível e estratégico para a mobilidade e o desenvolvimento. Vamos lutar para que ele funcione de verdade, atendendo quem mais precisa”, reforçou o parlamentar.

A audiência pública deverá ocorrer no início do ano legislativo, reunindo autoridades federais, estaduais e municipais para buscar uma solução que garanta um serviço ferroviário justo, seguro, permanente e territorialmente integrado.

 

 

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