quarta-feira, maio 28, 2025
DestaquesPolítica

Prefeituras e Câmaras podem solicitar Unidades de Atendimento ao Eleitor

REDAÇÃO – Minas Gerais tem 304 zonas eleitorais, sediadas em 254 municípios. Nas outras 599 cidades, não há cartório eleitoral. Mas, a partir de agora, representantes de câmaras municipais ou prefeituras que não são sede de zona eleitoral podem solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a instalação de uma Unidade de Atendimento ao Eleitor (UAE).

A iniciativa integra o projeto “TRE Aqui: conectar e incluir“. As UAEs funcionam como postos de atendimento presencial, para facilitar o acesso a serviços da Justiça Eleitoral pela população, principalmente a excluída digitalmente, com dificuldades de locomoção e afastada de municípios que contam com zonas eleitorais.

Em uma UAE, a população poderá resolver as seguintes demandas:

  • Alistamento – 1º título
  • Transferência de domicílio
  • Revisão de dados
  • Emissão de certidões
  • Regularização de título

Como apresentar o pedido

Para fazer a solicitação, o prefeito ou presidente da câmara interessada deve enviar um ofício à zona eleitoral responsável pelo município, que normalmente fica na cidade mais próxima.

O município interessado deve cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • Oferecer espaço físico com internet banda larga, mobiliário (mesas, cadeiras etc) e mão de obra necessária para o atendimento
  • Custear as despesas do espaço com o fornecimento de água, energia elétrica, limpeza e segurança

Detalhes sobre a documentação constam do artigo 6º da Resolução 1.297, de 2025, do TRE-MG.

Em contrapartida, o TRE-MG fornece kits para cadastramento biométrico, configura computadores para acesso aos sistemas e, por meio da zona eleitoral responsável pelo município,treina servidores indicados, além de supervisionar o funcionamento da UAE.

A Presidência do TRE-MG avalia o pedido e toma a decisão de autorizar ou não a instalação da unidade de atendimento com base em pareceres de unidades técnicas, como a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Gestão de Serviços.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *