Prefeitura e COMSEA reforçam parceria com a agricultura familiar e mulheres produtoras rurais de Fabriciano
FABRICIANO – O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), em colaboração com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano realizou uma visita às comunidades rurais da região dos Cocais. A ação teve como objetivo, impulsionar a agricultura familiar e garantir a qualidade dos alimentos que chegam às mesas dos cidadãos, especialmente por meio dos programas institucionais.
Atualmente, a administração municipal adquire em média 14 toneladas de alimentos, entre legumes e frutas, com recursos oriundos do PNAE, totalizando um investimento em torno de R$ 550.000,00 por ano. Esses alimentos são destinados à merenda escolar, garantindo refeições mais saudáveis e nutritivas aos estudantes da rede pública.
A iniciativa atendeu a uma solicitação conjunta da Associação das Marias da AGRIFARM, da Associação da Mulheres Produtoras Independentes de Coronel Fabriciano (AMPRICEF) e do Escritório local da EMATER-MG. O intuito é estreitar o diálogo e conhecer de perto a realidade das agricultoras familiares que fornecem seus produtos para o mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tanto em nível municipal quanto estadual.
Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social visitaram cerca de 12 famílias produtoras nas comunidades do Caladão, Santa Vitória, São José dos Cocais, Bertoldos e Timirim verificando a produção e ouvindo as necessidades locais.
Os técnicos conheceram propriedades dedicadas à horticultura, fruticultura e agroindústria familiar, como laticínios e fábricas de biscoitos. Um dos destaques está o projeto agroecológico voltado para o controle de pragas e doenças em hortaliças e frutas, por meio da captura de microrganismos benéficos presentes nas matas.
Durante o trajeto, a EMATER-MG prestou orientações técnicas reforçando boas práticas agrícolas. Segundo Marlon Dalta, diretor de Turismo e Agricultura, a visita teve como objetivo verificar a produção local, além de conhecer as pessoas envolvidas e entender a realidade delas. “Tanto a equipe da EMATER-MG, quanto da Prefeitura estiveram presentes para conhecer de perto e saber de onde vêm os produtos que abastecem nossas escolas através do PNAE.”, destacou.
A iniciativa consolida o compromisso da Prefeitura Municipal, em uma parceria estratégica com o COMSEA, as associações de produtores (como AGRIFARM e AMPRICEF) e a EMATER-MG, em fortalecer a agricultura familiar, incentivar a produção local de alimentos de qualidade e garantir o abastecimento contínuo e diversificado para o PNAE, beneficiando não apenas os estudantes com uma alimentação mais nutritiva, mas toda a cadeia produtiva e a economia local.