quinta-feira, agosto 28, 2025
CidadesDestaques

Para encontrar desaparecidos, Piracanjuba se une ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

REDAÇÃO – Às vésperas do Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, celebrado em 30 de agosto, o Grupo Piracanjuba apresenta uma atualização na campanha que utiliza inteligência artificial, aliada à expertise de um artista digital, para recriar imagens de desaparecidos e exibi-las em caixas de leite. A partir de uma parceria firmada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a frase de alerta: “Não espere 24h” passará a ser exibida nas embalagens dos produtos, no intuito de aumentar as chances de localização dessas pessoas. A novidade será anunciada nesta quarta-feira (27/8), às 17h30, durante solenidade do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, no auditório do Ministério, em Brasília (DF). 

“É uma única frase, mas que pode fazer grande diferença para as famílias que procuram um ente querido. Segundo informações do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública, ainda existe uma crença de que, em caso de desaparecimentos, é necessário esperar 24 horas para realizar o registro, o que não procede”, destaca a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. “A inclusão do alerta ‘Não espere 24h’ vem justamente reforçar e incentivar a necessidade de comunicar um desaparecimento às autoridades policiais o quanto antes, para que as buscas possam ser mais efetivas”, complementa. 

Segundo dados do Mapa da Segurança Pública 2025, ano passado, o Brasil registrou 80.333 pessoas desaparecidas, um aumento de 3,01% no comparativo a 2023. O quantitativo de pessoas localizadas também cresceu, saindo de 51.368 pessoas em 2023 para 54.665, uma alta de 6,42%.  

Com a nova parceria firmada, a expectativa da companhia é contribuir para a melhoria desses resultados. “É uma forma de somar esforços em favor da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, a partir de um projeto que já vinha sendo conduzido pela empresa”, destaca Marcelo Costa Martins, diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Piracanjuba. 

A diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo, também acredita na união de esforços. “Ao integrar esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, reforça-se o entendimento de que políticas públicas são mais eficazes quando construídas de forma colaborativa. A campanha da Piracanjuba é um exemplo concreto de como o engajamento social pode potencializar ações governamentais e contribuir diretamente para a proteção de direitos fundamentais.” 

Para Ivanise Esperidião da Silva, fundadora e presidente da Associação Mães da Sé, entidade parceira na campanha Desaparecidos, a iniciativa vem ampliar a conscientização da sociedade ante a problemática do desaparecimento. “É um alerta de que ninguém precisa esperar 24h para denunciar um desaparecimento. É uma forma proveitosa de educar sobre algo que acontece há tempos, uma lenda que precisa ser desmistificada. A Piracanjuba está fazendo uma verdadeira ação social”, cita.  

Ivanise, que há cerca de 30 anos procura a filha Fabiana e ajuda outras tantas famílias na mesma busca, também comemora o anúncio do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. “Hoje é cada estado por si. Essa união de esforços vai contribuir para as ações da polícia, trazendo mais agilidade e mais esperança”, reforça. 

Sobre a campanha 

Criada pela agência Ampfy, a campanha Desaparecidos foi lançada em outubro do ano passado, por meio de uma parceria da Piracanjuba com a Associação Mães da Sé. Em março deste ano, a segunda fase do projeto foi anunciada, com a ampliação do quantitativo de fotos divulgadas e dos produtos participantes, alcançando também embalagens da marca LeitBom. Agora, com a nova atualização, mais um parceiro se junta à causa: a agência BASE Digital, que contribui com as atualizações na página da iniciativa (www.piracanjuba.com.br/desaparecidos) e com uma reformulação completa no site da Mães da Sé (www.maesdase.org.br), a fim de aumentar as chances de identificação das pessoas. 

A campanha utiliza inteligência artificial (IA), aliada à expertise do artista digital Hidreley Dião, especialista na técnica de projeção de idade, para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam nos dias de hoje, potencializando as buscas a partir da divulgação dessas fotos em embalagens de leite. “Com toda essa tecnologia, aliada à gigantesca capilaridade e distribuição dos produtos Piracanjuba, 7ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, esperamos contribuir para aumentar a chance de que essas pessoas sejam encontradas e possam voltar ao convívio familiar”, reforça Lisiane. 

Recentemente reconhecida com o Leão de Bronze na categoria Creative Data no Cannes Lions – o maior festival internacional de criatividade do mundo, realizado em Cannes, na França, a campanha Desaparecidos estampava, até fevereiro, 19 imagens atualizadas de pessoas desaparecidas nas embalagens de quatro tipos de leite Piracanjuba: Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose. A partir de julho, mais 50 fotos, distribuídas em duas etapas, começaram a ser incorporadas ao projeto, que também passou a alcançar as embalagens de leite em pó da Piracanjuba. 

Além disso, desde março, outra marca do Grupo Piracanjuba, a LeitBom, se juntou à iniciativa, com divulgação de imagens de desaparecidos nas embalagens UHT dos leites Integral, Semidesnatado e Desnatado. 

“Cada notícia de uma pessoa encontrada renova nossas esperanças e o compromisso de seguir atualizando a base de dados da Mães da Sé. Reencontrar um ente desaparecido precisa de um esforço coletivo”, afirma a CCO da Ampfy, Andrea Siqueira. 

Desde o lançamento do projeto, oito pessoas desaparecidas foram encontradas, de acordo com a Mães da Sé. Elas não estavam entre os desaparecidos com imagens estampadas nas caixas de leites. Porém, devido a ampla visibilidade alcançada, a instituição informa que o número de atendimentos realizados aumentou consideravelmente desde o início da campanha, seja recebendo informações com pistas para localizar alguém, ou de pedidos de ajuda para encontrar um ente querido. 

“Estou muito grata por todas as ações sociais que a Piracanjuba está fazendo pela associação. Até hoje, ao longo de 29 anos de entidade, nunca tivemos uma empresa que abraçasse a causa de forma tão humana, não é só divulgando nas caixinhas”, acrescenta Ivanise, da Mães da Sé.  

No site www.piracanjuba.com.br/desaparecidos o público pode saber mais sobre a iniciativa e obter informações sobre as pessoas apresentadas no projeto.  

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *