Nova Igreja Católica do Centro Norte, em Timóteo, ganha Padroeira: Nossa Senhora do Carmo

TIMÓTEO – Os fiéis de Acesita, em Timóteo (MG), escolheram Nossa Senhora do Carmo como a nova Padroeira da nova igreja, construída no Centro Norte. A escolha da Padroeira foi feita através de votação com cédulas distribuídas nas diversas comunidades da Paróquia, marcando um momento de fé e renovação para a comunidade local que se mobilizou em torno da nova estrutura, celebrando sua fé sob a proteção da Virgem do Carmelo.
Vale ressaltar que Nossa Senhora do Carmo era a santa de devoção do padre Abdala Jorge, fato que pode ter tido grande influência para a escolha da Padroeira. Veja: o mês de julho é o mês do padre Abdala. Ele nasceu no dia 19 de julho de 1927, e morreu no dia 30 de julho de 2012. A festa litúrgica por Nossa Senhora do Carmo é comemorada em 16 de julho.

Nossa Senhora do Carmo é um título da Virgem Maria, Mãe de Jesus, venerada como protetora e guia espiritual dos carmelitas, ligada ao Monte Carmelo, local de vida contemplativa e oração, inspirada pelo profeta Elias. Ela é vista como mãe amorosa, fonte de graça, e oferece o Escapulário do Carmo, símbolo de sua proteção e aliança, prometendo livramento e auxílio para uma vida de intimidade com Deus, sendo celebrada em 16 de julho.
A escolha representa um novo capítulo para os católicos de Acesita, trazendo uma identidade renovada para a comunidade.
História:
- A devoção se solidificou com a Ordem Carmelita, que viveu no Monte Carmelo.
- As aparições a São Simão Stock e os milagres associados ao escapulário reforçaram sua popularidade.
- Na aparição de Fátima, em 1917, a Virgem Maria apareceu como Nossa Senhora do Carmo, reforçando a importância do escapulário.
Em resumo, Nossa Senhora do Carmo é uma figura central na espiritualidade carmelita, representando o amor maternal de Maria e seu desejo de guiar os fiéis para uma união mais profunda com Jesus, sob o signo de Sua proteção.
