Grupo tenta impedir visita da Comissão de Meio Ambiente a área ambiental, em Araçuaí
REDAÇÃO – Ameaçada em sua função de fiscalizar e sob escolta da Polícia Militar, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fez uma visita técnica, nessa quinta-feira (11/9/25), à Área de Preservação Ambiental (APA) Chapada do Lagoão, em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha). Um grupo que defende a redução de mais de 55% da área tentou impedir o acesso da deputada Beatriz Cerqueira (PT) ao local.
Munidos com faixas de protestos contra o Movimento de Atingidos pela Barragem (MAB), que acompanhava a averiguação, balões, carros de som e drone, o grupo bloqueou a entrada da APA. Os manifestantes ameaçaram a deputada e toda a equipe de servidores públicos e convidados que a acompanhavam. O assessor de Relações Institucionais na Prefeitura Municipal de Araçuaí, Higino Pedro Filho, cercou o carro da deputada batendo no vidro, gritando e chamando-a para sair. Diante do risco, a parlamentar se dirigiu ao Comando do Batalhão da PM e solicitou a escolta.
Outros manifestantes faziam vídeos e seguiam o carro com os servidores da Assembleia. Junto do grupo estavam outros representantes da Prefeitura, como o vice-prefeito Marcílio Silva Oliveira (Podemos), a secretária Municipal de Meio Ambiente, Alba Sousa, e Marcel Néia Viana, também da Secretaria, todos convidados para acompanhar a visita. O vice-prefeito negou participação na manifestação e disse que a responsabilidade seria do Movimento dos Chapadeiros, que apoia a venda de lotes antes preservados.