Fundação Aperam prepara mulheres para siderurgia em cursos gratuitos
TIMÓTEO – Mais uma turma de mulheres deu o primeiro passo para desenvolver a carreira profissional na siderurgia, com o início do curso de Operadora Siderúrgica Soldadora do Instituto do Inox. A formação gratuita teve sua aula inaugural na última segunda-feira (22/09), realizada pela Fundação Aperam Acesita.
Somente em 2025, a formação gratuita foi ministrada para 65 mulheres, por meio do Programa de Inclusão com Diversidade da Aperam, sendo 12 alunas do curso de Operadora Siderúrgica Soldadora, além das alunas da qualificação de Manutenção Mecânica, em que 34 que já concluíram e outras 19 alunas estão finalizando a formação.
Rayany Martins, da área de Atração e Seleção da Gerência de Gestão e Gente, recepcionou as alunas na aula inaugural. “Iniciamos mais uma turma do curso de qualificação profissional com grande expectativa de ter mais mulheres qualificadas para abraçar as oportunidades que o mercado de trabalho está oferecendo no setor metalmecânico.
Marília Gabriela é uma das novas alunas do curso de Operadora Siderúrgica Soldadora e já iniciou o curso com altas expectativas. “Quero aproveitar a oportunidade, obter bastante conhecimento na área de soldagem para estar apta a atuar no mercado de trabalho com dedicação”, comentou.
A capacitação Operadora Siderúrgica Soldadora forma mulheres no processo de soldagem, em 240 horas de carga horária, com conteúdo que vão desde conhecimentos sobre saúde e segurança, desenvolvimento das relações humanas, técnicas de oxicorte (maçaricos) e soldagem (Eletrodo Revestido).