segunda-feira, julho 21, 2025
DestaquesPolítica

Eleições 2026: Importância do voto em candidatos da Região Metropolitana do Vale do Aço

TIMÓTEO – Franco Montoro, político de evidência de sua geração costumava destacar a relevância da obra “Democracia na América”, do pensador francês Alexis de Tocqueville. Em seu livro, fruto de uma viagem aos Estados Unidos em meados do século 19, Tocqueville observa que a descentralização do poder na sociedade americana, diferente do que ocorria na Europa, tornava as comunidades mais ordeiras e reguladas, ao mesmo tempo em que gozavam de maior liberdade. Segundo ele, a proximidade das comunidades com seus representantes era um dos esteios da democracia americana e de progresso.

Iniciamos a nossa reportagem sobre a valorização do voto em candidatos a deputados – estadual e federal, fazendo menção a Franco Montoro e ao livro do pensador Alexis Tocqueville, justamente para introduzir uma conversa muito franca e aberta com os eleitores da região Metropolitana do Vale do Aço. A importância do voto em candidatos com potencial de serem eleitos, é um grande acerto, mas, votar em candidatos paraquedistas, ou aventureiros que registram candidaturas para medir popularidade, ou para um simples afastamento do trabalho, e ainda, para receber dinheiro do fundo eleitoral, é um erro enorme que acaba comprometendo a vida social e econômica dos municípios.

No Brasil – à exceção das eleições municipais – o eleitor pode votar em qualquer candidato do seu estado às câmaras federais e estaduais. Isso permite a eleição dos chamados “candidatos paraquedistas”, que muitas vezes têm votos em municípios onde nunca estiveram e desconhecem as necessidades locais.

Vale mostrar com dados e números que na região Metropolitana do Vale do Aço uma grande quantidade de candidatos que apresentam seus nomes sem a mínima condição eleitoral, seja para futuras projeções políticas, seja por causa de pressões partidárias para aumentar os votos nas legendas por outros motivos velados, acaba induzindo o eleitorado.

Veja os números das urnas em 2022

Na última eleição, em 2022, foram registradas 55 candidaturas a deputado estadual com residência eleitoral no Vale do Aço. Destas, duas candidaturas obtiveram mais 15 mil votos em toda a região. Foram 162.663 votos em 54 candidatos com domicílio na região Metropolitana do Vale do Aço que não foram eleitas. Ou seja, foram 162.663 votos que poderia aumentar em três ou quatro deputados da região na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente temos dois deputados – Celinho do Sintrocel (quatro mandatos), e Lincoln Drumond (suplente empossado).

  • 196.075 votos para os paraquedistas – (de fora do Vale do Aço)
  • 188.946 votos para candidatos do Vale do Aço (55 candidatos)
  • 162.663 votos para candidatos do Vale do Aço (não eleitos)

A participação do JBN até a eleição de 2026 vai defender exatamente essa ideia: não importa o partido ou a coligação partidária que você e sua família apoiam – se de centro, de direita ou de esquerda: para deputado estadual e federal, dê preferência aos candidatos que sejam das cidades da sua região, a Região Metropolitana do Vale do Aço.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *